Com a valorização do conteúdo nas estratégias de marketing digital, os blogs têm se tornado boas alternativas para quem deseja ganhar dinheiro na web. Muito mais do que um hobby – como eram no começo – estes canais, quando bem estruturados e trabalhados,  oferecem diferentes possibilidades de monetização. No artigo de hoje, separamos algumas dicas para ajudá-lo a montar um blog de sucesso.

Depositphotos.com/feedough Os blogs, quando bem estruturados, oferecem boas oportunidades de monetização.

Escolha a plataforma

O primeiro passo para montar o seu blog é escolher a plataforma. Entre as opções gratuitas, a WordPress e Blogger são as mais populares. Com funcionalidades parecidas, são sistemas de fácil utilização e que possibilitam trabalhar layout e conteúdo de forma dinâmica.

Nas versões pagas, você irá investir, na verdade, na empresa que hospedará o seu blog e não na plataforma.  Grande parte das empresas de hospedagem oferece a opção de instalação do WordPress, mas neste caso em um sistema open source, em que você obtém e instala os arquivos no servidor.

Defina o seu conteúdo

Para criar um conteúdo relevante e de qualidade, é importante que escolha um assunto que você se interesse e domine. Dessa forma, terá conhecimento pra trabalhá-lo da melhor forma possível. Vale lembrar, também, que conteúdo não é somente texto. Imagens, vídeos e infográficos agregam muito valor e despertam o interesse dos leitores.

Linguagem

Diferente dos textos veiculados em mídias impressas, o conteúdo web deve ser mais simples, objetivo e curto. A linguagem deve ser acessível a todo tipo de público. Desta forma, é possível criar uma comunicação mais personalizada e próxima do leitor.

Atualização

Manter a sua página atualizada é fundamental para fidelizar leitores. A dica para manter a qualidade e a frequência é ficar atento aos assuntos mais populares do momento e pesquisar boas referências de conteúdo. Tenha uma boa lista de sites relacionados ao seu tema para acompanhar as novidades. Mas não caiai na tentação de repetir ou apenas reaproveitar conteúdo. Crie algo diferente e original para o seu público. Só assim poderá se destacar entre os concorrentes.

Usabilidade

Um site com um layout atrativo, uma boa navegabilidade e clareza na disponibilização das informações também é essencial. Portanto, invista na usabilidade e aspectos visuais de sua página.

Aplique SEO

Mais do que produzir postagens é preciso realizar um estudo de SEO para destacar o seu site nos mecanismos de busca. Além das questões técnicas, as estratégias de SEO incluem a definição de palavras-chave relacionadas ao tema trabalhado, que devem orientar a produção do conteúdo. Aqui no blog da Internet Innovation já apresentamos algumas dicas para trabalhar um conteúdo otimizado e melhorar seu posicionamento no google.

Analise seu desempenho

Ferramentas como o Google Analytics fornecem dados importantes para análise do desempenho de seu blog. Essas informações podem ser utilizadas para identificar as melhores estratégias e implementar mudanças. Para quem não conhece as funcionalidades da ferramenta, a Internet Innovation possui um curso completo que ensina a utilizá-la de maneira eficiente no gerenciamento de conteúdo e campanhas digitais.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *