Analisar o retorno dos investimentos (ROI) em mídias sociais sempre foi um desafio. No início, muitos se baseavam apenas no número de fãs e seguidores para determinar o sucesso de uma campanha, mas com o crescimento das redes e dos investimentos nesse tipo de marketing, outros fatores passaram a pesar na hora de medir os resultados de uma ação.

Um dos recursos disponíveis hoje para calcular este retorno é o Klout. Utilizada para analisar a influência que usuários e empresas têm nas redes, a ferramenta está presente no Facebook, Twitter, Google+, Tumblr, Instagram, FourSquare, LinkedIn, YouTube, entre outros.

página Klout, análise redes sociais
Foto: flickr.com / Thomas Hawk

O Klout se baseia em um algoritmo com mais de 35 variáveis, que levam em conta, entre outras coisas, se suas publicações são interessantes, se geram engajamento e se são compartilhadas. Além disso, considera a sua rede de contatos. Caso tenha alguém importante em sua lista – e que interaja com você com certa frequência – isso ajudará a ter uma pontuação alta.

Para avaliar seus dados, a ferramenta utiliza três diferentes métricas: Alcance Real (True Reach), que avalia com quantas pessoas você realmente se relaciona e quantas só fazem “número” em seus contatos; Probabilidade de Amplificação (Amplification Probability), que considera a capacidade de seu conteúdo gerar conversação; e, por fim, a Influência em sua rede de contatos (Network Influence), responsável por analisar o nível de engajamento de seus seguidores.

Nas estratégias de marketing para negócios, o Klout pode oferecer dados importantes na hora de avaliar a relação com os usuários na rede. Com ele, é possível identificar quais tópicos estão sendo mais comentados e compartilhados e o tipo de conteúdo mais relevante para trabalhar em sua rede.

Apesar de apresentar algumas regras gerais sobre sua presença na web, o Klout não deve ser utilizado como indicador absoluto. Isso porque a ferramenta apresenta algumas inconsistências, como mudanças frequentes de seus algoritmos. Outro problema é que ele apenas mede a influência, mas não diz nada sobre ela. Por exemplo, um usuário pode ter uma pontuação 100, mas exercer influência apenas sobre um público específico, que, talvez, não seja interessante para o seu negócio.

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