O Facebook, com seu mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, vem se consolidando como uma importante ferramenta de comunicação de empresas no ambiente de social media.
Segundo a própria rede, mais de um bilhão de pessoas curtem e comentam, em média, 3,2 bilhões de vezes todos os dias. Quando você possui uma presença forte no Facebook, sua empresa faz parte dessas conversas e tem acesso ao mais poderoso tipo de marketing boca a boca — recomendações entre amigos.
No último dia 18 de junho, o Facebook comemorou a marca de 1 milhão de anunciantes ativos. Dados de fevereiro de 2013 indicam que existam mais de 50 milhões de fan pages (ou apenas pages ou páginas do Facebook) e 10 milhões de aplicativos na plataforma.
Perfil de usuário X Páginas
Muita gente ainda possui dúvidas e velhos hábitos sobre a diferença entre perfil de usuário e página de negócios. Sem sombra de dúvidas, as fan pages são infinitamente melhores para se trabalhar uma comunicação mais séria e de melhor alcance, além de ferramentas e funcionalidades especiais.
Além do mais, pelas políticas de uso do Facebook, é proibido uma empresa possuir um perfil de usuário. Perfis de usuário são exclusivos para pessoas físicas. Assim sendo, as empresas devem, obrigatoriamente, possuir um perfil de páginas podendo até ser banida da rede caso descumpra a regra.
Como as fan pages não existiam no início da plataforma, existe a possibilidade de transformar antigos perfis de usuários para fan pages. É possível migrar para páginas nesse link.
Com o perfil de Páginas, é possível fazer qualquer tipo de anuncio e promoção publicitária no Facebook, o que é impossível de se fazer com o perfil de usuário. Além disso, somente no perfil de páginas é possível contabilizar as opções Curtir de uma marca, produto ou serviço. Não é possível curtir um usuário.
No perfil de usuário, você deve solicitar amizade para que seu conteúdo possa aparecer no news feed ou escrever para os usuários assinarem seu feed – o que raramente acontece. Com uma fan page é possível também a criação de abas e inclusão de aplicativos que aumentarão a interatividade com os cadastrados, além de inclusão de links especiais.
Também é possível, somente nas fan pages, acompanhar resultados e obter dados estatísticos sobre sua página e seus conteúdos. Além disso, as páginas funcionam como um sistema administrativo podendo, o criador da página, convidar e delegar funções específicas a outros usuários dentro da plataforma do Facebook. Ou seja, uma equipe de várias pessoas pode adicionar conteúdo, gerenciar comentários e analisar dados com o seus respectivos logins de acesso da rede, e cada usuário pode fazer parte da equipe de inúmeras páginas.
Como criar uma página de empresas no Facebook passo a passo:
1) Esteja logado no Facebook com um perfil de usuário. Recomenda-se que seja um usuário com forte vinculo da empresa, como o dono, sócios ou gerentes de marketing.
2) Acesse o endereço http://www.facebook.com/page.
3) A partir daqui, é um processo bem tranquilo e autoexplicativo. Primeiro, escolha a área que sua página faz parte. Cada uma tem pequenas modificações que fazem a experiência tanto do publisher quanto do usuário melhorar. São:
- Negócios locais ou Local
- Empresa, organização ou instituição
- Marca ou produto
- Artista, banda ou figura pública
- Entretenimento
- Causa ou comunidade
4) Todos (exceto a última) irão requerer uma categoria. Escolha a que melhor se encaixa em seu caso. A partir desse ponto, cada tipo de página apresentará formulários e informações diferentes.
5) Digite o nome. Talvez o nome não esteja disponível por já estar em uso. Nesse caso verifique se a página existente corresponde ao seu negócio. Se corresponder, você poderá reivindicar essa página nesse link. O Facebook abrirá um processo e isso poderá demorar alguns dias.
6) Prossiga. Agora é a hora de escrever uma descrição da sua página e inserir o endereço do seu site institucional, ou outros perfis sociais. Também é possível verificar a autenticidade da página, selecionando a opção sim logo abaixo.
7) A seguir você poderá enviar uma imagem para o perfil da sua página.
8) Depois você poderá escolher o endereço eletrônico para a sua página no Facebook. Talvez o nome escolhido não esteja disponível por já estar em uso. Caso essa aba não apareça, será necessário obter 30 fãs para habilitar a opção.
9) Na próxima tela, o Facebook irá oferecer planos pagos para promover alcance. Você pode pular essa parte e voltar depois, caso seja a sua primeira vez criando uma página.
10) Após isso, o próprio site fará um tour básico pela página que acabou de criar e explicando as funcionalidades mais simples.
11) O próximo passo é enviar uma foto para a imagem de capa. Muitas ferramentas funcionam semelhantes ao perfil de usuário.
12) Poste alguma informação, foto ou vídeo. É aconselhado também inserir a maior quantidade de informações no link “Sobre” localizado logo abaixo da foto de perfil.
13) Após isso, volte a sua página. Você notou que existem locais acima da imagem de capa, que não aparecem quando você visita uma página normal, onde você não faz parte da equipe administrativa, certo? Pois bem, ela é um painel resumido de administração e será muito útil na sua vida. Agora iremos utilizar o “Convidar amigos” para incentivar suas conexões a curtirem sua página e automaticamente essas pessoas começarão a receber o conteúdo que você publicará. De acordo com algoritmos do Facebook, existe uma porcentagem pequena de conteúdo que de fato aparecerá no news feed comum dos usuários. Essa porcentagem aumenta quando o conteúdo é patrocinado (pago). O usuário pode também desativar a presença do conteúdo da sua página no feed de notícias dele, assim ele só poderá ver seu conteúdo caso ele visite a sua página do Facebook.
Lembrando que você deve ler os termos de uso do Facebook porque existe uma série de proibições e limitações, como, por exemplo, a proibição de promover uma imagem com mais de 20% de texto.
O Facebook possui uma seção explicando os passos e processos com vídeos e links diretos, além de diretrizes para utilizar Facebook Ads (ferramentas pagas para promoção das páginas e de conteúdo) e um guia para sucesso da empresa dentro da rede social. Acesse: http://www.facebook.com/business.
A Internet Innovation também tem os seguintes post relacionados aos Facebook Ads e Fan Pages, além de um curso completo de Facebook Marketing:
Dicas para Facebook: aplicativos para fanpages
Como usar Facebook nas empresas?
A importância do Facebook para as empresas
Mito ou Verdade Histórias Patrocinadas no Feed de Notícias do Facebook
Sua Loja Virtual no Facebook
O que você prefere Uma fanpage com 20 mil ou 1 milhão de fãs
Opções de publicidade no Facebook
Infográfico mostra a busca do “Like” sagrado
Como anunciar no Facebook