Uma das principais tarefas em uma estratégia de SEO é o link building. Com ele podemos aumentar a nossa quantidade de links de maneira eficiente, almejando a melhora dos nossos rankings. Mas como em qualquer área, nem sempre o processo de link building é executado de maneira correta. Por isto, neste artigo vamos tratar de estratégias ruins de link building, as quais vocês não devem fazer.
Comentários em Blogs
1. Comentar em blogs e/ou sites relacionados é interessante, mas nunca faça comentários do tipo “Ótimo Post” ou “Visite o meu site: [link do seu site]”. Este tipo de ação acaba com a confiabilidade do site e ninguém na comunidade cria um link para uma pessoa que não é produz um comentário decente sobre o que foi escrito. Portanto se esforce, pareça interessado, faça comentários inteligentes.
2. Não comente em todos os sites indexados no Google. Escolha apenas aqueles que fazem parte do seu nicho e que você julgar realmente interessante, mas também não perca tempo comentando em sites com pouco PageRank ou pouco Trust, pois você não irá ganhar nenhum juice. Além do mais você não vai querer gastar seus ótimos e inteligentes comentários em sites que certamente te darão mais retorno.
3. Comentários do tipo: “Olha acabei de escrever um artigo muito parecido [link do seu site]”, para todos os sites relacionados ao seu, sim isso é SPAM!
Conteúdo
4. Conteúdo duplicado, pouco original, com erros de português, não ganha links de qualidade. Mantenha seu site sempre atualizado, com bom conteúdo e utilize um corretor ortográfico.
5. Conteúdo SPAM, sim, sabe aquele texto que a cada 10 palavras você tem 8 palavras-chave otimizadas? Então… estes textos não são bem vistos, e o Google sabe detectá-los. Acredite não é uma boa idéia.
6. Antes de fazer um link para um site, verifique se ele tem qualidade. Se você quer que o seu site se torne uma autoridade no assunto, não pode distribuir links para todos os sites. Escolha aqueles que têm o PageRank alto.
Agregadores de notícias
7. Ter a sua página em agregadores de notícias é uma boa idéia, mas não em todos que você achar no Google. Existem alguns sem nenhuma qualidade e servem somente para sites SPAMs. Você deve investir naqueles que são superiores como o Linkk, Via6, diHiTT, que além do link você ganha tráfego. É esse tipo de link que você precisa!
8. Cadastrar seu site em muitos agregadores de notícias, e nunca comentar em nenhuma notícia, ou nunca colocar nenhum link de algo interessante que o seu site oferece é um erro. Quando cadastrar sua página em um desses sites, seja um membro ativo, comente, publique notícias, faça a divulgação do seu site. Desta maneira você conseguirá muitos links.
Comprar links
9. Comprar links: tome muito cuidado com este tipo de estratégia. O próprio Matt Cutts já avisa a comunidade desde 2007, que comprar links para manipulação de PageRank é passível de punição. Analise bem na hora de comprar o seu link, tais como: relevância do website, relevância das páginas que estarão o seu link, quais websites linkam para onde você comprará o link e se possível veja quais as políticas você pode aplicar para não sofrer uma punição do Google(nofollow ou bloqueio por robots.txt).
Pedir links
10. Não se deve pedir links para todos os sites que você encontrar. Você pode pedir links para parceiros comerciais, fornecedores ou para assuntos específicos, como por exemplo quando você quer mostrar algo que talvez interesse o outro site. Veja bem que há uma diferença entre pedir links e merecer links, quando o seu site constrói uma amizade com outro relacionado, ou tem um conteúdo realmente interessante, é natural que você receba links bons, o que é totalmente diferente de pedir para todos os sites linkarem para o seu.
Tome cuidado na hora de fazer link building, é um árduo trabalho, mas com certeza vale à pena.
Fonte: Doutor E-commerce