As redes sociais constituem um importante canal de relacionamento entre empresas e clientes. São diversas as estratégias de relacionamento que podem ser desenvolvidas por meio delas e o analista de redes sociais é o profissional responsável por estabelecer a comunicação em via de mão-dupla com esse público e desempenha um papel central dentro da estratégia de mídia social nas empresas. A profissão tem aparecido cada vez mais nos departamentos de comunicação e marketing de muitas delas e está entre uma das que mais atraem os recém-formados. Confira abaixo o que é preciso para se tornar analista de redes sociais.
A característica profissional mais exigida de um analista de redes sociais é a organização. Administrar perfis em diversas redes e ao mesmo tempo monitorar interações, menções e perfis de usuário exige um alto grau de controle e disciplina do profissional. Esse é o ponto no qual o analista de redes sociais tem de demonstrar que tem a capacidade de desempenhar também a função analítica, na qual deverá acompanhar o desempenho de campanhas com anúncios e elaborar relatórios.
Erros de português nunca são bem vistos e é por isso que saber escrever bem é um dos principais requisitos para se tornar um analista de redes sociais. Como grande parte das ações executas nas redes são feitas por meio da escrita, é essencial que o analista tenha domínio das regras de ortografia e concordância.
Ser criativo também é importante, pois o analista de redes sociais vai ter de fazer com que os usuários interajam com os perfis ou com as páginas administradas por ele. Elaborar conteúdos capazes de estimular a participação dos usuários é um desafio constante e descobrir como fazer para despertar a atenção das pessoas em meio a tanta informação pode ser uma questão de pura criatividade. Saber usar outros formatos de conteúdo, como imagens e vídeos pode ajudar nessa tarefa.
Para escrever bem e estimular a criatividade, nada melhor do que ler, não é mesmo? Por isso o analista de redes sociais deve sempre cultivar o interesse pela leitura, principalmente quanto aos temas ligados à tecnologia, internet e o mercado mobile. Livros, revistas e jornais são ótimos recursos para ampliar o vocabulário e se manter ligado nas novidades, outra característica importante para o analista de redes sociais.
O conhecimento de língua inglesa é outro atributo profissional importante para um analista de redes sociais. Mesmo que o mercado de trabalho convencionalmente não exija alto grau de fluência no idioma, é sempre bom manter os estudos, já que muitas das ferramentas e até mesmo alguns dos recursos das redes sociais ainda não estão disponíveis em português. Sites e publicações estrangeiras ainda são as principais fontes de informação para o analista de redes sociais e fazem com que o inglês seja ainda mais necessário.