Google SuggestGoogle Suggest é uma função disponibilizada no campo de busca do Google. Conforme você for digitando a palavra, sugestões para completa-la e adicionar outros termos são mostrados automaticamente para o usuário.

Muitas pessoas gostariam de saber como isso é gerado e se é possível fazer algo para que certos termos e jogo de palavras possam aparecer nas primeiras sugestões.

Não há opção para “comprar espaços” no Google Suggest. O sistema funciona baseado em históricos. Ou seja, as sugestões são os termos mais buscados e as combinações mais usadas para as palavras que você está começando a digitar. Também são referentes à antigas buscas que o usuário efetuou (caso esteja logado em uma conta Google).

O grau de importância determina a colocação das sugestões dentro da funcionalidade. Variáveis como local, língua, popularidade, assuntos recentes de forte crescimento e importância, influenciam nas sugestões. Os “assuntos da moda” saem tão rapidamente do mesmo modo que entram no Suggest, fazendo com que memes famosos de anos passados não apareçam mais nas listas de sugestões após algum tempo.

Fazem parte do cálculo instantâneo:

  • uso de dispositivo móvel para realização da busca
  • uso de um desktop para realização da busca
  • identificação de perfil de usuário
  • existência de um histórico de busca que possa ser usado para definir interesses do usuário
  • tipo de conexão
  • velocidade de conexão
  • configurações do browser (como língua usada)
  • qual a frequência que determinada sugestão foi utilizada como busca quando apresentada
  • conceitos associados à busca (animal, alimento, música, etc)

Google SuggestAtravés dessa sequencia que as sugestões pesquisas são baseadas. O Suggest também funciona nativamente no navegador Chrome, mostrando sugestões automaticamente ao digitar palavras diretamente na barra de endereços. Se você estiver digitando uma URL, o Google Suggest também irá funcionar sugerindo os endereços mais comuns.

Além disso, após efetuar uma busca qualquer, dentro da página de resultados aparecerá alguns jogos de palavras para sugerir uma nova busca. Caso você digite uma palavra com erros ortográficos, aparecerá também na página de resultados as palavras digitadas corretamente para a realização de uma nova busca. Embora, na maioria dos casos, o Google desconsidera a palavra errada e já retorna automaticamente a busca correta, exceto em casos de múltiplo sentido.

O Google Suggest é diferente do Google Instant. Com o Instant, os resultados das buscas aparecem automaticamente à medida em que você for digitando suas palavras chaves. Ele é bastante usado em dispositivos móveis e seria uma evolução do Suggest.

Internet Innovation

One thought on “Como funciona o Google Suggest

  1. Pingback: Seo On Page - O Guia Definitivo Para Uma Otimização Perfeita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *