Nas áreas de e-commerce e marketing digital, o Google AdWords é uma ferramenta muito conhecida e utilizada. Trata-se de um serviço de links patrocinados que concede aos anunciantes o espaço de destaque nas páginas de busca do Google.

Flickr.com/brionv O Google Grants foi criado para promover exclusivamente os anúncios de organizações não governamentais.

Existe outra ferramenta semelhante a essa e que nem todos conhecem: o Google Grants. O Google Grants é um programa que faz parte do Google Adwords, porém é sem fins lucrativos. Ele foi criado para promover exclusivamente os anúncios de organizações não governamentais (ONGs) como um benefício concedido pela Google em apoio a essas iniciativas.

Esse serviço disponibiliza um valor mensal de US$ 10 mil em espaço de publicidade no famoso site de buscas, com a finalidade de promover as atividades, serviços e missões das instituições beneficiadas pelo programa.

Para participar do Google Grants, as ONGs precisam seguir alguns critérios de avaliação antes de se submeterem à análise de aprovação do programa. Um desses critérios é a sua área de atuação, que deve estar relacionada às áreas de ciência e tecnologia, educação, saúde pública mundial, meio ambiente, defesa dos direitos dos jovens ou artes.

Nos critérios de avaliação, não é permitida a participação de entidades que sejam organizações governamentais ou comerciais, associações que fornecem benefícios para seus sócios, instituições que utilizem orientações religiosas ou sexuais em suas atuações e grupos de apoio político, dentre outras determinações.

Esse programa de doação surgiu em 2003 e beneficia ONGs devidamente regulamentadas de diversos países, dentre eles o Brasil. Ao serem aprovados no programa, os beneficiários deverão criar uma conta no AdWords e, a partir de então, serão responsáveis por desenvolver suas campanhas publicitárias e fazer o seu gerenciamento de desempenho.

Para auxiliá-los nessa parte técnica, existe uma central de ajuda que fornece guias e tutoriais para os usuários participantes do programa, além de um fórum onde é possível esclarecer dúvidas e participar de discussões sobre gerenciamento de conta.

Para uma atuação de sucesso no AdWords,  o usuário é orientado a criar uma campanha com variações de acordo com os segmentos regionais e de idiomas do seu público-alvo. Outro ponto relevante é a seleção de palavras-chave que tenham ampla correspondência com a atuação da instituição.

Seguindo essas instruções, os anúncios têm mais chances de aparecer entre os primeiros na lista de pesquisa do Google quando o usuário faz uma busca relacionada área de atuação da ONG. Ao clicar nesse anúncio, ele é levado para o site da instituição, trazendo mais acessos para a página e promovendo o seu conteúdo.

O valor de US$ 10 mil compõe o orçamento diário de US$ 329,00, concedido a cada instituição. No Google Adwords, o anunciante determina o valor que ele irá pagar ao Google por cada clique que o seu anúncio receber. Dependendo desse valor, o anúncio pode ser listado entre os primeiros a aparecer no site ou não.

Para os participantes do Google Grants, o custo por clique não pode ser maior do que US$ 1,00 e, caso a quantidade de cliques recebidos ultrapasse o valor do orçamento diário, os cliques adicionais serão cobrados normalmente.

Não há um tempo determinado de participação no programa, então desde que as entidades sigam todas as regras e orientações recebidas, o benefício será concedido constantemente. Ao anunciar gratuitamente no buscador mais famoso da internet, uma ONG poderá alcançar resultados que jamais obteria sem uma verba investida em publicidade.

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