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Google Places e o SEO

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Google Places e o SEO

Fábio
Escrito por Fábio
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Mais uma das estratégias para um bom SEO é a utilização do Google Places. Com o cadastro nessa ferramenta, o posicionamento de seus resultados no Google será beneficiado em buscas que envolvem localização.

Flickr.com/brionv O Google Places beneficia resultados em buscas com localização.

O Google Places é o mapeamento geográfico de empresas e lojas. Com ele é possível localizar estabelecimentos e visualizá-los diretamente no Google Maps no desktop, tablets e smartphones facilitando a vida de muita gente.
O serviço Places é gratuito e marca a presença de seu negócio em um dos maiores e melhores sites de serviços do planeta. É possível mostrar o endereço, telefones, horários de atendimento, formas de pagamento, informações extras como cobrança de 10% ou serviço de valet, etc. A foto ilustrativa abaixo mostra como a Internet Innovation aparece nesse caso.
Google Places e o SEO
Vamos te guiar agora para criar uma conta nesse serviço. Como o Google Places busca informações em outros sites, procure por sua empresa antes de começar e veja se o serviço ainda não montou uma página. Caso isso tenha ocorrido, é possível, através de solicitação, pedir ao Google o acesso para edição e administração.
Para criar um novo ponto, primeiramente faça uma conta e/ou login no Google. Após isso configure e ative sua conta do Google+, a rede social do Google. Isso fará com que seu negócio tenha uma página personalizada na rede social e melhora a interatividade, experiência do usuário e a navegação.
Com isso feito, acesse o site https://plus.google.com/pages/create?hl=pt-BR para criar uma página da sua empresa no Plus. Escolha a primeira opção, “Empresa local ou lugar”. Será necessário para o cadastro um telefone de contato e o endereço exato do local, pois o Google irá se comunicar e validar a listagem utilizando esses dois meios. Portanto, se você estiver em um escritório ou agência que não seja, de fato, o local do estabelecimento, você só irá receber a ativação via correio no endereço do estabelecimento que está cadastrando.
Google Places e o SEOAvançando, após preencher o seu telefone, aparecerá um formulário de inclusão. Preencha os campos de nome e endereço. Utilize o formato de endereço: Nome da rua/av, número – Cidade. O mapa irá carregar, posicione o cursor vermelho no local desejado caso ele esteja um pouco fora da realidade.
Escreva uma categoria para seu local, conforme for digitando categorias aparecerão automaticamente, escolha uma delas e avance. O Google agora irá criar sua página no Plus. Adicione o endereço do seu site, leia e marque a caixa de política de uso e finalize o cadastro.
Agora você poderá carregar uma imagem de capa para a página do seu negócio e adicionar endereço de e-mail, telefones de contato comerciais, além de adicionar mais uma categoria, caso necessário. Clique em concluir.
Após isso você será guiado por um tour de como gerenciar e administrar uma página no Google+. Você pode pular essa parte para fazê-la e editá-la em qualquer momento.
O importante é você não sair da página e localizar o Box azul que aparece logo abaixo do título indicando que você deve confirmar que é o proprietário da empresa. Clique em confirme.
Uma nova página será aberta mostrando que um cartão com um número de PIN será enviado para seu endereço. Adicione a pessoa responsável para receber a correspondência no local cadastrado, leia e aceite os termos de condição e clique em enviar cartão-postal.
Pronto. Você receberá pelo correio o cartão de verificação. Na correspondência, você encontrará o passo a passo para concluir o processo. Ele possui um código que irá validar seu negócio e inseri-lo no Google Maps e, consequentemente, poderá aparecer com maior prioridade nos resultados de buscas melhorando sua performance de SEO.
Além disso, sua empresa será facilmente localizada dentro da rede social Google+ e poderá ser marcada e seguida por outros usuários e consumidores em computadores desktops, tablets e smartphones, podendo até receber direções de melhor trajeto de GPS e estará disponível para que outros usuários possam fazer check-in e também interagir com comentários, compartilhamentos e inclusão de fotos. Sua empresa também aparecerá na opção “o que há por aqui?” que mostra os lugares ao redor da pessoa que estiver utilizando algum dispositivo móvel com acesso à internet.
Caso não queira fazer pelo Google+ e integrar facilmente todos os serviços Google, dirija-se ao site do Google Places diretamente, onde é possível fazer o cadastro de um ponto no Google Maps separadamente. O Google irá criar automaticamente uma página no Google+, porém ela não poderá ser atualizada e modificada até que você solicite, e isso pode demorar algumas semanas. Por isso, sugerimos o processo completo, para você ter acesso a tudo e com todas as integrações.
No site dedicado ao Places, você poderá adicionar várias empresas de uma vez só. Isso é útil para grandes redes que possuem, no mínimo, 10 filiais. Também é possível gerenciar e criar anúncios no Google Adwords diretamente do painel do Places.
Nele, você pode editar as empresas e configurar para receber os códigos de ativação em seu aparelho celular. Além disso, é possível carregar uma imagem que acompanhará seus dados e também compartilhar uma atualização na página. Essas visualizações aparecerão também nas pesquisas feitas dentro do Google Maps.
Os passos e métodos para adicionar seu local pelo site do Google Maps são bem semelhantes ao processo que descremos pelo Google+.