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Como melhorar o tráfego do seu blog atualizando o conteúdo antigo

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Como melhorar o tráfego do seu blog atualizando o conteúdo antigo

Fábio
Escrito por Fábio
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Muitos conteúdos já publicados no blog podem render mais acessos e, inclusive, gerar mais leads. Veja como reaproveitar os conteúdos antigos para melhorar o tráfego do seu blog!

Publicar textos novos é muito importante para que o seu blog seja visto, mas você pode reaproveitar conteúdos antigos e conseguir muitos acessos. Não é à toa que muitas marcas estão investindo neste tipo de ação.

Um levantamento realizado pela pesquisa de blog da HubSpot, em 2021, aponta que quase 50% das empresas investem na estratégia de marketing de conteúdo focando em blogs. Afinal, esse é um canal que vem trazendo resultados satisfatórios para empresas de diferentes nichos.

E, se a sua página conta com conteúdos relevantes e que geram acessos, por que não aproveitar para atualizá-los? Veja como melhorar o tráfego do seu blog, atualizando conteúdos antigos!

 

Por que atualizar um post antigo?

Com tantas informações novas na internet, as possibilidades de temas dentro do seu nicho de atuação são vasta. Mas, nem sempre é preciso investir em conteúdos inéditos em sua página. Você pode aproveitar os que foram publicados há um tempo e atualizá-los, investindo também na otimização de conteúdos.

Algumas razões para investir nessa ação incluem:

  • Melhorar a informação: você pode mudar informações antigas, como dados/índices e inserir informações novas, que complementam o texto;
  • Inserir mais links internos: com o passar dos dias, em relação a data de publicação original, o seu blog já possui novos conteúdos e você pode incluir alguns deles como link interno. Isso ajudará a manter o leitor mais tempo no seu site;
  • Elevar a credibilidade da página: muitos blogs focam em posts superficiais. Ao atualizar a página, você poderá oferecer um guia para seu leitor, sanando dúvidas e oferecendo dicas que ele busca, ou seja, resolver um problema. Com certeza o usuário ficará grato por encontrar o que estava buscando e voltará para sua página;
  • Adicionar imagens e vídeos: você pode trocar as mídias já utilizadas por algumas mais novas, além de complementar o texto novo com outras;
  • Alterar o título: leve em consideração o link e mantenha a palavra-chave principal. A dica é, se abordar um assunto com ano ou numeração (por exemplo, “5 dicas para…”), não inclua números no link. Assim, se você escrever sobre “5 seguradoras mais confiáveis”, poderá atualizar o conteúdo adicionando outras, alterando o título para “7 seguradoras mais confiáveis”;
  • Aumentar o tamanho do texto: além de ser mais relevante uma página com mais de 3.000 palavras, você poderá inserir mais backlinks no post e trabalhar com mais palavras-chave.

Como a atualização de conteúdo pode melhorar o tráfego do blog

Ao atualizar o conteúdo antigo, o tráfego tende a melhorar. Para isso é preciso investir nas estratégias certas. Entre elas:

1. Faça uma análise e selecione as melhores publicações

Identifique quais são as postagens que podem e valem a pena ser atualizadas. Se o seu blog possui muitas postagens, foque nas que geram retorno, ou seja, melhor investimento. Para isso, considere os acessos, compartilhamentos e que contribuem com o tráfego geral.

2. Dê continuidade ao assunto principal

Fale mais sobre o assunto abordado, mas sem ‘encher linguiça’. Ofereça mais subtítulos com perguntas e respostas referentes ao tema principal, de forma a sanar as principais dúvidas do leitor.

3. Atualize dados e estatísticas

Se o post antigo possui índice e outros dados, atualize as informações passadas e forneça fontes confiáveis ao leitor. Isso mostrará que o seu blog não é armador, já que oferece informações sólidas.

4. Invista em palavras-chave relevantes

Aproveite para trabalhar com as palavras-chave mais relevantes ao assunto abordado. Mas, não deixe de incluí-las de forma natural, falando com humanos e não com o robô do Google. Faça uma pesquisa das que são mais fortes e distribua pelo conteúdo.

5. Corrija erros

Ao reler um texto, você pode deixar passar alguns erros de gramática, bem como também de concordância. Aproveite que vai atualizar o conteúdo e corrija os erros que encontrar. Embora não seja um dos principais fatores de ranqueamento do Google, ainda assim é importante considerar essa correção para oferecer melhor experiência ao leitor.

6. Remova links com erros

Tanto links internos quanto para outras fontes, com o passar do tempo alguns conteúdos podem ser apagados do site. Portanto, aproveite essa atualização e remova os links inválidos e adicione links de fontes mais fortes.

Então, agora você já sabe como melhorar o tráfego do seu blog, atualizando o conteúdo antigo. Lembre-se de investir nas estratégias de SEO para fortalecer ainda mais a sua página nos buscadores.

Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no site SeguroAuto.org.

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