O e-commerce se tornou o maior ponto de vendas durante a pandemia.
Com as restrições de fechamento, os lojistas foram obrigados a migrar para a internet, a fim de manter as contas em dia.
E esse processo é muito desafiador e novo para os empreendedores. E aqui no nosso blog preparamos um conteúdo com 6 dicas para iniciar no e-commerce.
Vender na internet é uma maneira de oferecer sua marca para consumidores de todo o país.
Contudo, é preciso trabalhar estratégias e seguir um checklist para e-commerce de forma correta para garantir que seus produtos sejam notados e que suas vendas aumentem.
Continue a leitura, e conheça essas estratégias!
Como técnicas de vendas auxiliam no e-commerce
As estratégias são responsáveis por aumentar o reconhecimento da marca, criar uma base sólida de clientes e ter retorno de investimentos.
São fundamentais para lojas online.
Outros benefícios podem ser notados:
- Aumento no alcance de clientes;
- Uso recursos para vender pelas redes sociais;
- Controle de estoque;
- Redução de erros;
- Melhorias na competitividade.
Para melhorar os resultados do seu e-commerce é preciso apostar nas melhores estratégias e saber utilizá-las da maneira correta.
Além disso, ferramentas terceiras podem ajudar na hora de compilar os dados, organizar as finanças e gerir a equipe.
Essas ferramentas podem ser desde CRM de vendas até a planilhas, onde é possível fazer contas e até mesmo tirar porcentagem no excel.
Como o marketing auxilia com as técnicas de vendas
Quando uma empresa adota estratégias de marketing, ela consegue gerar mais leads do que seus concorrentes
O marketing promove um equilíbrio para os recursos da empresa, proporcionando resultados no menor tempo e com menos investimento.
Além de auxiliar no aumento de vendas, o marketing é fundamental para que o empreendedor entenda quais as necessidades do mercado em relação a sua marca.
Vantagens do uso de técnicas de vendas no e-commerce
O uso das técnicas de vendas, é importante na hora de fechar negócio, por isso, está presente em empresas de todos os ramos de atuação e tamanhos.
Com o mercado cada vez mais competitivo e o público exigente, as técnicas de vendas no e-commerce ajudam.
E essa ajuda se dá na hora de conhecer melhor o cliente e assim, oferecer soluções de acordo com o que ele busca.
Um bom atendimento gera mais lucros!
5 técnicas de vendas para usar no e-commerce
As técnicas de vendas são alguns procedimentos efetivos na hora de concluir uma venda.
Elas auxiliam nas etapas do processo inclusive no pós venda.
Ademais, é necessário saber o que fazer para alcançar seus objetivos.
O uso do OKRs tem como função selecionar essas metas que a empresa deseja atingir ao longo de um tempo determinado.
Conheça a seguir 5 dessas técnicas de venda para e-commerce:
#1 Chat Online
Um bom atendimento ao cliente é uma das formas mais seguras de criar uma boa imagem no mercado.
Disponibilize chat online no site para que os seus clientes tirem dúvidas sobre produtos ou o processo de compra.
Essa técnica diminui a incerteza, uma vez que, o consumidor se sente importante falando diretamente com o lojista.
#2 Cross selling
Trata-se de uma técnica que oferece ao cliente mais produtos relacionados ao que ele busca, instigando a comprar tudo de uma vez.
Por exemplo, se a compra for de um smartphone, exiba fones e carregadores da mesma marca.
Quando possível, de desconto para aqueles que comprarem todos os itens selecionados.
#3 Up selling
Técnica de utilização para produtos sem saída no estoque. É uma forma de oferecer um item superior com maior desconto para que o cliente realize uma troca.
O Up selling facilita a venda de itens mais caros, e que são deixados de lado, por conta do alto preço.
#4 AIDA
A sigla AINDA é a junção de Atenção+Interesse+Desejo+Ação. São pontos que devem ser priorizados na abordagem de novos consumidores.
A atenção pode ser conquistada com anúncios no Google AdWords ou Facebook Ads.
O interesse, é o elemento para deixar o cliente curioso em saber mais sobre seu produto, aposte em fotos e descrições de qualidade.
Por outro lado, o desejo é conquistado com diferenciais que tornam o produto interessante.
Por último, faz com que o consumidor parta para a ação, aposte em brindes ou descontos.
#5 Recuperação de Carrinho Abandonado
Quando um carrinho é abandonado no e-commerce, é preciso entender o que levou o cliente a desistir da compra.
Uma parte desse problema pode ser solucionada com o envio de lembrete para o e-mail, informando que o processo de compra não foi finalizado.
Inclua um link que migre direto para o carrinho, facilitando a localização e a finalização completa da compra.
Saber quais as melhores técnicas de venda e atendimento ao cliente pode auxiliar o seu e-commerce a faturar mais e tornar a sua marca conhecida no mercado.
Mesmo que pareçam complicadas, são elas que fazem o seu negócio decolar, pois, ajudam os gestores a tomarem as melhores decisões.