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5 tendências do e-commerce para 2022

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5 tendências do e-commerce para 2022

Fábio
Escrito por Fábio
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Ser atento em todas as tendências do e-commerce, é de extrema importância para aqueles que optam por colocar suas empresas no comércio eletrônico e também para aqueles que querem empreender no e-commerce

O e-commerce, é visto como soluções para empreendedores que visam ter altos custos logo no inicio, dessa maneira, a forma para entrar no mundo dos lojistas acontece de forma mais fácil.

No entanto, desde o começo da pandemia de Covid-19, as lojas físicas estão se tornando cada vez mais online.

Por esse motivo, preparamos esse artigo para que você conheça as maiores tendências do e-commerce para 2022.

Acompanhe!

Cenários de vendas online no Brasil

O cenário de vendas, apresentou um faturamento para o e-commerce de 41% somente em 2020, tendo mais de 194 milhões de vendas, realizadas apenas por consumidores brasileiros.

Esse percentual foi o maior desde 2007. Contudo, as vendas somaram aproximadamente R$87,4 bilhões e, todo período de alta pela pandemia.

Além disso, cerca de 7,3 milhões de brasileiros realizaram a primeira compra online no primeiro semestre de 2020. 

Entretanto, o país chegou a marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce, onde 58% compraram ao menos quatro vezes e 20% ultrapassaram a marca de dez pedidos.


Mudanças no consumidor

Em dias atuais, o consumidor percorre cerca de 60% da jornada de compras. Isso é possível por meio da internet e das buscas através dos mecanismos como o Google.

O comportamento do consumidor, a tomada de decisões (muito baseadas nas inteligências emocionais) e a jornada de compra apresentaram mudanças.

Sendo algumas delas;

  • Exigência de atributos que demonstram a credibilidade da loja;
  • As compras estão menos impulsivas e mais focada nos benefícios do produto;
  • Pesquisas mais detalhadas nos concorrentes;
  • Existe mais preocupação com a segurança das informações e dados pessoais;
  • Exigem um serviço de entrega bem realizado;
  • Estão focados nos feedbacks dos demais consumidores.

Ou seja, essa mudança está diretamente ligada ao ambiente em que está conectado.

Com o dinamismo em que a inovação ocorre, os clientes estão tendo voz.

Assim, o maior desafio das empresas é realizar a entrega de conteúdos relevantes, de forma humanizada e que supram as necessidades desse público.

Gamificação e avanços tecnológicos atraem público jovem

A gamificação é uma metodologia inovadora, onde o diferencial é despertar mais engajamento ao público, facilitando a mensuração de resultados.

Desse modo, essa estratégia está cada vez mais presente nos processos de empresas e instituições de ensino.

Por ter versões de jogos offline e plataformas com recursos tecnológicos avançados estão atraindo cada vez mais o público jovem, pelos benefícios:

  • Otimização dos processos;
  • Melhorias em comunicações internas;
  • Uso da tecnologia em todos os cantos;
  • Atração e fidelização dos clientes;
  • Redução de estresse na equipe.

Jovens que queiram seguir esses processos, podem investir em cursos básicos que promovam a capacitação daqueles que desejam se atualizar sobre o assunto.

 

5 tendências do e-commerce para 2022

O e-commerce tem sido uma forma de ampliar os negócios e aumentar a lucratividade com base em um baixo investimento.

Ou seja, é uma aplicação de negócios que serve ainda como um mostruário para os produtos.

Para entender melhor, preparamos as 5 tendências mais esperadas pelo e-commerce em 2022.

Veja!

#1 M-commerce

É uma modalidade de comércio, onde as transações são realizadas através de aparelhos eletrônicos e que tenham conexão com a internet.

Essas transações geralmente são feitas por aplicativos, sites adaptados aos smartphones ou ainda, lojas que são feitas nas próprias páginas da empresa dentro das redes sociais.

#2 Vendas pelas redes sociais

É um método eficaz onde as mídias sociais são utilizadas para realizar contatos com potenciais clientes.


E assim, criar relacionamentos duradouros com base no compartilhamento de informações e conteúdos relevantes.

Em algumas plataformas como Facebook e Instagram, existe a possibilidade de divulgar produtos ou serviços com bons resultados, atendendo centenas de usuários.

#3 Pesquisa de Voz

Trata-se de um formato de comando, que é habilitado pela fala e não pela digitação.

Assim o usuário realiza a pesquisa, perguntando de forma direta para o serviço, da mesma maneira de estar falando com uma pessoa real.

 

E sabendo dessa tendências, estratégias de marketing de conteúdo devem ser usadas para gerar leads.

#4 Phygital

É uma integração entre o mundo físico com o digital, então, há uma incorporação das funcionalidades digitais dentro de todas as experiências físicas do cliente, o inverso também pode ocorrer.

O termo é a junção dos termos physical (físico) e digital (digital).

#5 Formas variadas de pagamentos

Para ter sucesso em e-commerce, é de máxima importância oferecer diversas formas de pagamentos, sendo elas:

 

  • Cartão de crédito e débito;
  • Transferência eletrônica;
  • Boleto bancário;
  • PIX;
  • Carteiras digitais.

Para o próximo ano as projeções para o crescimento do e-commerce podem ser ainda maiores. 

E sabendo disso, é possível também entender como a tecnologia pode te ajudar a investir melhor.

Então, se deseja investir, fique sabendo que vender online é uma boa oportunidade para crescer.

Todas essas dicas irão te ajudar no ano de 2022.

Por isso, inicie o seu planejamento o mais rápido possível e alcance todos os seus objetivos profissionais.