Ser atento em todas as tendências do e-commerce, é de extrema importância para aqueles que optam por colocar suas empresas no comércio eletrônico e também para aqueles que querem empreender no e-commerce.
O e-commerce, é visto como soluções para empreendedores que visam ter altos custos logo no inicio, dessa maneira, a forma para entrar no mundo dos lojistas acontece de forma mais fácil.
No entanto, desde o começo da pandemia de Covid-19, as lojas físicas estão se tornando cada vez mais online.
Por esse motivo, preparamos esse artigo para que você conheça as maiores tendências do e-commerce para 2022.
Acompanhe!
Cenários de vendas online no Brasil
O cenário de vendas, apresentou um faturamento para o e-commerce de 41% somente em 2020, tendo mais de 194 milhões de vendas, realizadas apenas por consumidores brasileiros.
Esse percentual foi o maior desde 2007. Contudo, as vendas somaram aproximadamente R$87,4 bilhões e, todo período de alta pela pandemia.
Além disso, cerca de 7,3 milhões de brasileiros realizaram a primeira compra online no primeiro semestre de 2020.
Entretanto, o país chegou a marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce, onde 58% compraram ao menos quatro vezes e 20% ultrapassaram a marca de dez pedidos.
Mudanças no consumidor
Em dias atuais, o consumidor percorre cerca de 60% da jornada de compras. Isso é possível por meio da internet e das buscas através dos mecanismos como o Google.
O comportamento do consumidor, a tomada de decisões (muito baseadas nas inteligências emocionais) e a jornada de compra apresentaram mudanças.
Sendo algumas delas;
- Exigência de atributos que demonstram a credibilidade da loja;
- As compras estão menos impulsivas e mais focada nos benefícios do produto;
- Pesquisas mais detalhadas nos concorrentes;
- Existe mais preocupação com a segurança das informações e dados pessoais;
- Exigem um serviço de entrega bem realizado;
- Estão focados nos feedbacks dos demais consumidores.
Ou seja, essa mudança está diretamente ligada ao ambiente em que está conectado.
Com o dinamismo em que a inovação ocorre, os clientes estão tendo voz.
Assim, o maior desafio das empresas é realizar a entrega de conteúdos relevantes, de forma humanizada e que supram as necessidades desse público.
Gamificação e avanços tecnológicos atraem público jovem
A gamificação é uma metodologia inovadora, onde o diferencial é despertar mais engajamento ao público, facilitando a mensuração de resultados.
Desse modo, essa estratégia está cada vez mais presente nos processos de empresas e instituições de ensino.
Por ter versões de jogos offline e plataformas com recursos tecnológicos avançados estão atraindo cada vez mais o público jovem, pelos benefícios:
- Otimização dos processos;
- Melhorias em comunicações internas;
- Uso da tecnologia em todos os cantos;
- Atração e fidelização dos clientes;
- Redução de estresse na equipe.
Jovens que queiram seguir esses processos, podem investir em cursos básicos que promovam a capacitação daqueles que desejam se atualizar sobre o assunto.
5 tendências do e-commerce para 2022
O e-commerce tem sido uma forma de ampliar os negócios e aumentar a lucratividade com base em um baixo investimento.
Ou seja, é uma aplicação de negócios que serve ainda como um mostruário para os produtos.
Para entender melhor, preparamos as 5 tendências mais esperadas pelo e-commerce em 2022.
Veja!
#1 M-commerce
É uma modalidade de comércio, onde as transações são realizadas através de aparelhos eletrônicos e que tenham conexão com a internet.
Essas transações geralmente são feitas por aplicativos, sites adaptados aos smartphones ou ainda, lojas que são feitas nas próprias páginas da empresa dentro das redes sociais.
#2 Vendas pelas redes sociais
É um método eficaz onde as mídias sociais são utilizadas para realizar contatos com potenciais clientes.
E assim, criar relacionamentos duradouros com base no compartilhamento de informações e conteúdos relevantes.
Em algumas plataformas como Facebook e Instagram, existe a possibilidade de divulgar produtos ou serviços com bons resultados, atendendo centenas de usuários.
#3 Pesquisa de Voz
Trata-se de um formato de comando, que é habilitado pela fala e não pela digitação.
Assim o usuário realiza a pesquisa, perguntando de forma direta para o serviço, da mesma maneira de estar falando com uma pessoa real.
E sabendo dessa tendências, estratégias de marketing de conteúdo devem ser usadas para gerar leads.
#4 Phygital
É uma integração entre o mundo físico com o digital, então, há uma incorporação das funcionalidades digitais dentro de todas as experiências físicas do cliente, o inverso também pode ocorrer.
O termo é a junção dos termos physical (físico) e digital (digital).
#5 Formas variadas de pagamentos
Para ter sucesso em e-commerce, é de máxima importância oferecer diversas formas de pagamentos, sendo elas:
- Cartão de crédito e débito;
- Transferência eletrônica;
- Boleto bancário;
- PIX;
- Carteiras digitais.
Para o próximo ano as projeções para o crescimento do e-commerce podem ser ainda maiores.
E sabendo disso, é possível também entender como a tecnologia pode te ajudar a investir melhor.
Então, se deseja investir, fique sabendo que vender online é uma boa oportunidade para crescer.
Todas essas dicas irão te ajudar no ano de 2022.
Por isso, inicie o seu planejamento o mais rápido possível e alcance todos os seus objetivos profissionais.