Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Omnichannel: como essa estratégia pode ajudar seu e-commerce

E-Commerce

Omnichannel: como essa estratégia pode ajudar seu e-commerce

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Omnichannel: como essa estratégia pode ajudar seu e-commerce

O omnichannel permite personalizar a comunicação de acordo com o canal. Essa estratégia pode impulsionar as vendas e a marca.

Vender pela internet tem se mostrado uma estratégia eficiente para todas as empresas. Essa modalidade permite alcançar um público maior do que presencialmente.

O e-commerce também pode representar mais de metade das vendas de uma empresa, sem falar nas que operam de forma totalmente digital. Isso quer dizer que estar presente em diversas plataformas pode ser uma boa estratégia.

O omnichannel aumenta as vendas, uma vez que amplia os canais nos quais as marcas estarão presentes. Dessa forma, pode trazer uma série de benefícios.

Aumentar as taxas de vendas

Segundo o FDR, para aumentar as vendas é preciso planejar, escolher os canais e oferecer segurança. Esses são fatores que todos os consumidores esperam.

O omnichannel também ajuda nesse ponto por permitir que o produto o serviço esteja disponível em mais canais. Se antes as vendas aconteciam apenas na loja virtual, elas poderão ser feitas nas redes sociais, por aplicativos de mensagens, e-mails e outros.

O público que terá contato com a marca aumentará e consequentemente a procura e compra do que está sendo oferecido.

Reduzir os custos com o omnichannel

Estar presente em diferentes plataformas inicialmente pode aparentar que os custos aumentarão. Talvez o investimento inicial seja maior, entretanto, os custos totais diminuem.

Isso acontece porque a presença em diferentes canais ajuda a divulgar a marca e dar mais credibilidade, reduzindo os investimentos em marketing. A conversão de leads se torna mais simples e rápida porque já existe um conhecimento da marca.

Existe também uma tendência de aumento do ticket médio uma vez que o processo de compra é facilitado e estimula a aquisição de novos itens.

Satisfazer um cliente

Os consumidores buscam por produtos diferentes e querem ter boas experiências de compra. Por exemplo, uma empresa que trabalha com diferentes tipos de planos de saúde, possui clientes de perfis variados.

Esses utilizam canais diferentes e têm exigências diversas. É possível adequar as vendas em cada uma das plataformas conforme o público que a utiliza. Isso gera a sensação de um serviço personalizado.

O consumidor será atendido da forma que ele espera e terá uma experiência positiva.

Fidelizar os clientes

Uma vez que o cliente encontra o que procura e tem uma boa experiência, ele tornará a comprar com aquela empresa. Ele conseguirá fazer uma jornada de compra mais agradável e pelos canais de sua preferência.

Isso quer dizer que ele terá algo personalizado e que atenda às suas necessidades de consumo. Quando precisar fazer uma nova compra, se lembrará da experiência positiva e comprará novamente.

Um ponto que é preciso pensar é que um cliente fidelizado costuma indicar a marca para outras pessoas. Isso pode fazer com que a base de clientes aumente pelo simples fato de optar pelo omnichannel.

Melhorar a infraestrutura da empresa

Para que possa utilizar o omnichannel a empresa precisará investir em infraestrutura, a tecnologia será um dos pontos que precisarão ser aprimorados e podem impactar em diversas áreas.

Processos que antes eram demorados e burocráticos poderão ser automatizados. Além disso, o estoque passa a ser integrado, o que permite melhor controle e integração com fornecedores.

Será possível, por exemplo, trabalhar com um estoque mínimo, reduzindo custo quando tiver um acordo de pronta entrega com os fornecedores. O ganho na infraestrutura é percebido em toda a empresa causando impacto positivo nos processos e pessoas.

Agiliza a tomada de decisões

Com o omnichannel é possível gerar maior quantidade de dados e obter informações detalhadas sobre os consumidores. Por exemplo, um que compre pelo site e pelas redes sociais pode ter comportamentos diferentes em cada um dos canais.

Isso permite entender melhor os hábitos e criar estratégias de marketing direcionadas. Os dados gerados também podem ser usados nas decisões estratégicas da empresa.

Dessa forma os esforços são direcionados para ações que realmente trarão resultados. O omnichannel não deve ser visto apenas como uma forma de vender em diferentes canais.

Ele possui uma função ampla que permite divulgar a marca, melhorar a experiência de compra e aprimorar os processos organizacionais. Portanto, optar por essa estratégia pode trazer ganhos imensuráveis.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.