6 dicas para iniciar no e-commerce
Com a pandemia e principalmente o objetivo de faturar um dinheiro extra, muitas pessoas estão apostando e investindo no e-commerce.
Uma pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em 2017, aponta que o mercado online apresentou um aumento de 12%, tendo como destaque eletrônicos, óticas e acessórios automotivos.
No entanto, os usuários se tornam cada vez mais presentes em comprar virtuais.
Preparamos esse artigo com dicas para você, que deseja iniciar no e-commerce e quem quer aproveitar as tendências do e-commerce para 2022.
Boa Leitura!
O que avaliar antes de abrir um e-commerce
Não basta apenas abrir uma loja virtual, é necessário avaliar os pontos necessários para que ela funcione da forma correta.
Contudo, defina pontos cruciais , assim, será mais fácil garantir que seu investimento apresente retorno.
Se atente para:
- o tipo de produto que irá vender;
- como vai estocá-lo;
- precificação;
- qual plataforma irá alocar o seu site;
- estratégias de marketing necessárias para gerar leads;
- direitos do consumidor que devem ser respeitados;
- forma de entrega;
- meios de pagamentos;
- logística.
Com os pontos definidos, é hora de começar a executar o projeto e claro, vender online.
Esses passos tornam as vendas mais tranquilas e seguras.
Quando bem elaborado, um projeto reduz os riscos de erros ou prejuízos.
6 dicas para iniciar no e-commerce
Por mais que as vendas físicas estejam bombando, é fundamental seguir os avanços que o mercado digital proporciona.
Os e-commerces estão sendo a alternativa de compra mais utilizada nos últimos meses.
Preparamos 6 dicas para você colocar em prática, e iniciar seus negócios no e-commerce, aumentando vendas e engajando mais consumidores.
Vamos lá!
#1 Entenda a legislação
Antes de mais nada, é preciso se atentar às questões legais.
A lei do e-commerce determina regras que obrigatoriamente devem ser cumpridas, incluindo um CNPJ para emitir nota fiscal.
Procure entender todas as informações para respeitar todos os direitos do consumidor.
#2 Escolha um nicho de mercado
Atuar no varejo digital e atualizar o modelo de comércio tradicional, vem sendo uma das modalidades mais buscadas.
Então,defina um seguimento que lhe agrade e proporcione prazer ao trabalhar, assim é possível garantir os melhores resultados.
Pesquise um nicho que esteja em alta e que se identifique com as suas expectativas.
E a partir disso, analise os meios e recursos para promover uma automação de vendas.
#3 Trace bons fornecedores e parceiros
Toda a loja precisa ter um operacional para que seja bem sucedida.
Por esse motivo, escolher parceiros e fornecedores confiáveis faz toda diferença.
Seu e-commerce não consegue destaque sem esses profissionais.
#4 Escolha uma boa plataforma de e-commerce
Para montar um e-commerce, é preciso ter uma plataforma.
Desenvolver um site, precisa acontecer de forma certeira, para que problemas que possam surgir, sejam evitados.
Opte por plataformas que entreguem exatamente o que você deseja.
#5 Estude a logística
Outro ponto que merece destaque, é a logística.
Você precisa decidir como o estoque será controlado, se utilizar formas digitais ou manuais, e principalmente qual a sua estratégia para as entregas.
Os Correios se tornou a opção com mais entregas em território nacional.
Por outro lado, as transportadoras são utilizadas para oferecer maior rapidez.
Avalie seu volume de vendas e fique com o que mais compensa para a sua loja.
#6 Determine o público-alvo
Nessa etapa, será preciso avaliar qual o perfil do público-alvo, determinando as estratégias para atrair esses consumidores.
Isso com base em produtos compatíveis com as necessidades de cada um.
Defina esse público junto aos objetivos do seu negócio.
Essas informações farão com que o seu e-commerce seja organizado e consiga definir os próximos passos, conquistando cada vez mais o mercado,
Dica bônus: aposte em marketing digital e conteúdo
Toda empresa que vai para a internet , deve utilizar estratégias de marketing digital, para atrair clientes e aumentar as vendas.
Utilize soluções como:
- Google Ads;
- SEO;
- Redes sociais;
- Inbound Marketing.
Já o marketing de conteúdo, é a maneira mais objetiva para atrair mais público para o seu e-commerce.
Com interações através de conteúdos relevantes, é possível continuar crescendo.
Então:
- Publique constantemente;
- Aposte em conteúdos que se encaixem com o seu nicho;
- Envie e-mail marketing;
- Interaja através das redes sociais.
Essas foram as dicas que preparamos para que você aprenda, como iniciar as vendas por um e-commerce.
Lembre-se, sempre planeje, é uma forma de saber os resultados a médio prazo, por exemplo.
Há muito mais conteúdos como esse no blog da Internet Innovation, que podem te auxiliar a crescer e bombar nos meios digitais.
Boa sorte em seus negócios, e fique sempre atento às inovações e sugestões que surgem constantemente no mercado.