O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de relacionamento dentro do marketing e comumente usada por diversas empresas.

Depositphotos.com/cienpies Alguns ajustes simples podem melhorar a entregabilidade do seu e-mail marketing.

O grande sucesso dessa ferramenta, assim como todas as ações de marketing, deve ser adaptado para o seu público-alvo e sua empresa. Existem algumas dicas e condutas que você pode utilizar para começar suas estratégias de maneira simples. Confira abaixo 6 passos para melhorar a entregabilidade do e-mail marketing segundo Karen Vedoveli, coordenadora de Product e Client Services na Virid Interatividade Digital e nossa professora:

Passo 1: Autenticação de Remetente (SPF, DKIM, Sender ID)
Cada um dos provedores exige uma série de autenticações de remetente e elas devem ser feitas para garantir a passagem pelo primeiro filtro anti-spam.

Passo 2: Lista Opt-in
E-mail marketing não é ferramenta de prospecção e sim relacionamento. Por isso, se comunique apenas com quem quer receber explicitamente.

Passo 3: Lista Ativa e Higienizada
Mesmo aquele que deu opt-in para receber e-mail marketing, pode ter mudado de ideia. Portanto, não espere que ele se descadastre ou reporte como spam, envie e-mails apenas para aquele que interage com frequência e que interagiu recentemente.

Passo 4: Feedback Loop
Fique integrado com os provedores e receba informações de quem está reportando sua empresa como spam e inative essas pessoas. Afinal, sua mensagem não está interessando para elas.

Passo 5: Frequência e Volume
Mantenha uma frequência de comunicação e um volume que cresça de forma orgânica, assim o provedor saberá que existe uma base consistente e um crescimento natural.

Passo 6: Relevância de Conteúdo
Mantenha um bom relacionamento com a base mandando mensagens relevantes e com assuntos interessantes. Faça uma central de preferências, segmente, analise e tenha sucesso!

Seguindo esses passos, os seus objetivos com o e-mail marketing serão atingidos com grande sucesso e seu disparo otimizado.

É importante que seu conteúdo possa ser confiável e interessante aos seus contatos para que a leitura e o hábito de interagir com seu e-mail marketing seja feito frequentemente pelos destinatários.

Já demos dicas de como escolher um serviço de entregas e sugestões de como começar produzir e-mails marketing. Para se aprofundar mais nesse segmento e se tornar um profissional gabaritado, o curso de E-mail Marketing da Internet Innovation pode te ensinar todas as etapas! Confira nossos módulos:

  • O que é comunicação
  • Massa x one – one
  • E-mail Marketing- essência
  • Objetivos do e-mail marketing
  • Introdução à comunicação de massa, internet e e-mail marketing.
  • Público alvo e base de contatos
  • Captação de listas: opt-in, soft opt-in, double opt-in e opt-out
  • Segmentação de base
  • Central de preferências
  • Perfis- ativos, inativos, prospects
  • Réguas de relacionamento
  • Reputação de remetente
  • Peça de e-mail para dois públicos: seu consumidor e o provedor
  • Mobile
  • Deliverability
  • Certificação Return Path
Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *