No comércio eletrônico, a sigla B2B (Business to Business) é utilizada para definir transações comerciais entre empresas, onde negócios de todos os tipos (indústrias, distribuidores, revendas) comercializam seus produtos para outras empresas. Já o marketing B2C (Business to Commerce) engloba as transações entre empresas e consumidor final.

No curso de Marketing Digital você aprende como direcionar suas estratégias de negócio focando em B2B ou B2C no mundo digital.

Por suas naturezas distintas, os tipos de marketing B2B e B2C utilizam diferentes estratégias para atrair seu público-alvo, uma vez que para se comunicar com o consumidor final e com outra empresa é necessário aplicar abordagens específicas.

A comunicação direcionada para as massas tem, por definição e objetivo, recorrer às suas necessidades básicas e desejos. Para isso, os marqueteiros desenvolvem campanhas com foco em relacionamento e conversão de vendas. Já o marketing para negócios tem interesses práticos, como geração de leads qualificados, redução de custos e crescimento de receita.

Depositphotos.com/stuartmiles O B2B trata de transações feitas de empresa para empresa, já o B2C se comunica com o cliente final.

As ferramentas e canais utilizados em ambas as situações podem ser as mesmas – e-mail marketing, redes sociais, lojas virtuais, blogs –, mas as estratégias aplicadas em cada caso devem ser diferentes. Para atrair a atenção do consumidor final, é preciso investir no marketing de relacionamento, através da produção de conteúdo relevante e da comunicação direta e clara com os usuários. Além disso, para maximizar a exposição de sua marca para o público, muitas vezes recorrem aos meios tradicionais de comunicação de massa.

Já as técnicas B2B se beneficiam da segmentação e investimentos em canais de nicho. Como tratam-se, geralmente, de transações mais complexas e com ciclo mais longo, é fundamental cultivar a confiança e credibilidade por meio das estratégias, uma vez que, neste tipo de negócio, existem mais riscos o que exige pesquisa e análise por parte das empresas interessadas.

Apesar das diferenças, o marketing de conteúdo assume grande importância nos dois contextos. Pesquisas mostram que tanto consumidores como empresas se sentem mais confiantes em suas decisões de compra depois de ler conteúdo relevante e informativo sobre os produtos e serviços comercializados.

 

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