Uma das maiores preocupações dos profissionais de social media e de agências de publicidade que oferecem esses serviços aos clientes não é apenas acertar que tipo de conteúdo criar, mas sim de mensurar e administrar esses conteúdos.

Depositphotos.com/andresr Algumas ferramentas ajudam a organizar e dinamizar o gerenciamento das redes sociais.

São agendamentos, acompanhamentos e relatórios que devem ser feitos frequentemente. É nessa hora que bate aquela dúvida: como eu faço isso?

Fazer tudo manualmente é uma tarefa muito árdua e que pode causar falta de precisão, além de muitos profissionais e tempo. Por isso, existem ferramentas que auxiliam todo esse trabalho, diminuindo, e muito, o tempo de execução.

Conversamos com o nosso professor Paulo Shinjo, do Curso de Redes Sociais da Internet Innovation, e ele nos deu excelentes dicas! Confiram:

Hootsuite (Paga)

Ferramentas para redes sociais que facilitam a sua vidaFerramenta essencial para gerir a atividade de uma marca nas mídias sociais. Ela organiza e automatiza sua atividade nos diversos perfis proprietários. Possui features interessantes como agendamento de posts (Dia e hora) e encurtador de URL que facilitam demais o dia-a-dia. O Hootsuite também possui uma ferramenta de analytics nativa, mas, como tudo vida, quem muito sabe, pouco sabe, logo, recomendaria ferramentas especializadas no assunto.

Bit.ly (Gratuita)

Viabiliza a utilização de URLs parametrizadas (geralmente muito compridas) que permitem a análise da eficiência dos canais sociais como geradores de leads e conversões nos canais proprietários da marca (ROI). Além disso, facilita o acompanhamento da performance dos links encurtados, ponto que pode ser considerado na análise da relevância de um determinado tipo de conteúdo dentro das redes sociais.

Facebook Insights (Gratuita)

Essencial para acompanhar a performance de uma Fanpage, o Insights é a ferramenta nativa do Facebook e deve ser companheira diária de qualquer profissional que gerencia uma página da rede social. Apesar do grande volume de métricas disponíveis e da falta de descrições claras sobre elas, se bem selecionadas, cruzadas e interpretadas, são de extrema importância para o acompanhamento dos indicadores chave de sucesso e, consequentemente, melhorar os resultados de sua página e seu conteúdo.

Radian 6 (Paga) / Brandwatch (Paga) / Scup (Paga)

Ferramentas para redes sociais que facilitam a sua vidaTrês das melhores ferramentas de monitoramento que já utilizei até o momento. Por conta da usabilidade e das diversas possibilidades de aberturas dos níveis de informação. Particularmente prefiro o Radian6, pois além desses benefícios que citei anteriormente, ele permite a captura de amostras retroativas de um determinado tópico, facilitando o processo de seleção de termos a serem considerados dentro de um dicionário de monitoramento. Além disso, ele possui uma aplicação desktop parruda que aumenta a eficiência e otimiza a operação de uma equipe de monitoramento.

Google Analytics (Gratuita / Paga) / Crazy Egg (Paga)

É a ferramenta de web analytics com a maior fatia do mercado porque é gratuita e possui benefícios de ferramenta paga dentro do contexto das agências digitais. Além disso, o GA encontra-se em constante desenvolvimento e sua facilidade de implementação também é um grande diferencial frente a outras ferramentas de web analytics. Parte importante dentro do ecossistema de mensuração de redes sociais, o GA exerce um papel essencial no acompanhamento da performance dos canais sociais como geradores de conversão para as marcas. Vale pontuar que existe uma versão paga da ferramenta (Google Analytics Premium), cujos benefícios são: suporte especializado 24 horas por dia, maior capacidade de armazenamento e processamento de dados e garantia de maior consistência e segurança, diferenciais que, em minha opinião, não são necessários para 90% dos casos encontrados em agências.

Já o Crazy Egg, ótima ferramenta de Heat Map, pode ser muito importante para identificar os principais motivadores dos gargalos nos funis de conversão em termos de Arquitetura de Informação e usabilidade, complementando as métricas fornecidas pela ferramenta de web analytics.

Socialbakers (Paga)

Ferramentas para redes sociais que facilitam a sua vida

A possibilidade de você acompanhar a performance das páginas de seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, nos níveis página e/ou conteúdo, podendo compará-las com a performance da sua página, tornam o Socialbakers, na minha humilde opinião, a melhor ferramenta de inteligência competitiva para o Facebook. Além de comparações individuais, é possível desenvolver comparações com os resultados médios de um determinado mercado e/ou seus segmentos, consolidando todas as páginas que o compõem.

Shinjo afirma que tais ferramentas “otimizam a execução do plano tático da marca nas mídias sociais, facilitam a avaliação quantitativa e qualitativa de seus perfis proprietários e suas atividades, auxiliam o monitoramento das ocorrências espontâneas em torno da marca, assunto ou tópico e permitem a mensuracão do retorno e eficiência de cada canal presente na estratégia de presença digital da marca. A grande maioria dos clientes das agências em que trabalhei as utilizam”.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *