Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Marketing digital e a economia criativa

Marketing Digital

Marketing digital e a economia criativa

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma certeza da nossa era é a constante e vertiginosa mudança. Uma das vertentes que mais sentem os efeitos da transitoriedade é a forma como fazemos e consumimos cultura.
No século XX, a produção cultural estava sujeita à Indústria Cultural. Nesta, os produtos culturais eram adaptados ao consumo das massas, produzidos e distribuídos com o propósito de obter lucro e tinha participação limitada do consumidor. A mídia tradicional era fundamental, sendo o único ambiente possível para se praticar o marketing cultural.
Desta forma, a cultura era apropriada por grandes intermediários. Quem detinha o poder sobre os meios de comunicação e a produção cultural, como gravadoras, editoras ou estúdios cinematográficos, determinava o que seria acessível ao público.
Surgidos no Reino Unido no final da década de 1990, o conceito e o mapeamento das Indústrias Criativas foram sendo aperfeiçoados até que em 2008 a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento da ONU publicou o primeiro estudo internacional sobre o tema.
Além da cultura, os atores da Indústria Criativa possuem um vasto potencial de geração de empregos e riqueza, agrupando atividades econômicas cujo principal insumo produtivo é a criatividade. Ao lado das empresas criativas, são incluídas as que se relacionam com elas.
Em seu Núcleo Criativo figuram Artes Cênicas; Artes; Música; Filme & Vídeo; TV & Rádio; Mercado Editorial; Software; Comunicação e Telecom; Pesquisa e Desenvolvimento; Biotecnologia; Arquitetura & Engenharia; Design; Moda; Expressões Culturais; Publicidade, além de Atividades Relacionadas e Apoio.
Em 2011, 243 mil empresas formavam o núcleo desse mercado produtor. Estima-se que esse setor gere um PIB equivalente a R$ 110 bi, ou seja, 2,7% de tudo o que é produzido no Brasil. (FIRJAN, 2012)
Graças às novas tecnologias, houve sérias mudanças na forma de produzir e distribuir cultura. Temos acompanhado os golpes sofridos pela indústria fonográfica, editorial, o rádio e até a televisão. Houve um deslocamento na forma de remuneração e adaptações são necessárias.
Para começar, o consumidor assumiu uma postura ativa. Somos todos agentes da cultura. Nesse processo, a comunicação tornou-se uma via de mão dupla. É vital não apenas prover conteúdo cultural, mas interagir; não apenas emitir, mas receber. Não há mais intermediários que forçam todos a assistir à mesma coisa. A produção física tem menos importância. Temos livro sem papel, música sem vinil ou CD, imagem sem película.
Há ainda a democratização de acesso aos meios de produção cultural, a infinita capacidade de armazenamento em bits, o fim dos gargalos de distribuição e facilidade de pesquisa para achá-los. A infraestrutura digital permite o contato direto entre consumidor e produtor dos mais diversos bens.
Entretanto, surge um complicador. Há muita coisa sendo produzida e isso gera ruído. A cultura digital exige qualidade, escolha, opção. Mais que nunca é preciso concentrar a atenção. Priorizar.
Consegue destaque para atingir seu objetivo nesse novo mundo cultural quem oferece relevância e promoção pertinente ao seu público alvo. Falamos agora de nichos. Não são mais as massas, mas uma audiência cada vez mais específica, exigente e saturada de informação. Mais do que produzir o que seu público gosta ou achar o público que gosta do que você faz, é preciso saber entregar com eficiência. Mas, antes, é necessário fazer o consumidor do bem cultural produzido saber que você existe e onde você está.
A presença no mundo digital torna-se a cada dia mais complexa. Se nos primórdios da Internet bastava criar um site e/ou blog amador, hoje já não é mais satisfatória uma participação desleixada e caótica e é preciso considerar as redes sociais. Quem gosta de receber e-mails apenas quando alguém quer lhe vender alguma coisa? Para além do contato, relacionamento; para além do carisma, método.
Na hora do salto do trabalho amador para o profissional é possível se safar com o sistema faça você mesmo para divulgar o que foi produzido? Talvez. Mas o mais provável é que em algum momento alguém se pergunte por que certo produto cultural não teve a atenção merecida.
Felizmente, há profissionais treinados para fazer promoção adequada e sem consumir o tempo de quem precisa se preocupar com os aspectos culturais da produção. É a parte expandida da Economia Criativa. São as boas agências de marketing digital, onde constantemente se pesquisa e pratica o que está funcionando num quadro em permanente mutação. Só assim, adaptadas à nova realidade do mercado, podem atender a clientes de diversos portes.
Em troca de um investimento sob medida para qualquer bolso, é possível mover-se longe dos grilhões das majors e do mainstream e ainda evitar a frustração de ficar batendo cabeça pelos labirintos mercadológicos da Internet.
Então, finalmente, criamos a via asfaltada entre aquele que produz com relevância e quem se identifica verdadeiramente com o que foi produzido.
Fonte: Administradores.com / Por Carla Cintia.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Preciso de ajuda sobre Marketing digital e a economia criativa