Brasileiros investem pesado em marketing digital para driblar desemprego internetinnovation.com.br/

Investir em marketing digital é gerar maior visibilidade para empresas de diferentes nichos.

Em tempos atuais, em que o desemprego atinge quase 12 milhões de pessoas no Brasil, as pessoas têm de ser cada vez mais inovadoras e criativas para driblar essa situação.

Seja estagiário, profissional recém-formado ou buscando a recolocação no mercado de trabalho, o marketing digital tem sido uma verdadeira ferramenta na busca por emprego. Principalmente para os profissionais autônomos, se preocupar com a presença online é muito importante, criando uma identidade e utilizando das mídias sociais como um cartão de visitas.

Na busca de maior visibilidade de valorização de seu trabalho, os profissionais encontram na presença online uma forma de divulgação, atraindo novos clientes e mantendo uma rede de contatos, que podem ser úteis em algum momento da carreira.

As alternativas do marketing digital na procura por emprego

Além de investirem numa presença online, os profissionais também apostam no SEO para divulgar melhor seu trabalho, seja para clientes ou recrutadores. O SEO, do inglês search engine optimization, é a otimização dos mecanismos de busca.

Ou seja, utilizar-se dessa ferramenta para ter seu trabalho exposto nos primeiros resultados no Google ou outros sites de busca. Além disso, cada vez mais as empresas começam a perceber que criar uma estratégia eficaz não é caro e complicado. Acreditar nesse mito sobre marketing digital é colocar a sua empresa em risco.

Outra atividade que o marketing digital influenciou é a procura por vagas disponíveis. Hoje, o candidato pode se cadastrar em um dos milhares de bancos de vagas online, deixando seu currículo e criando seu perfil para que recrutadores e empresas tenham todas as informações acessíveis na hora do processo seletivo.

Além de se candidatar e pesquisar vagas disponíveis, os bancos de vagas online possuem alertas que enviam por e-mail ao usuário, as novas vagas de acordo com sua área de localização e ocupação desejada.

O marketing digital e a relação com os recursos humanos

A presença digital dos profissionais também mudou um pouco a dinâmica das equipes de RH das empresas. O setor de recursos humanos está cada vez mais atuante no meio digital, fazendo com que a presença online do candidato seja essencial e muito bem pensada.

Muitos recrutadores e equipes de RH estão prospectando candidatos pelo LinkedIn, rede social profissional mais famosa do mundo, com quase 30 milhões de usuários só no Brasil. Para as empresas, é uma estratégia de busca por candidatos muito mais barata do que as convencionais.

Basicamente, a internet tem sido uma estratégia essencial para crescer e ser visto no âmbito profissional, além de ser uma ótima ponte para manter uma rede de contatos valiosa. O marketing digital também é uma ferramenta poderosa para fortalecer o currículo e trazer mais visibilidade ao trabalho.

Para as empresas: Ótimos motivos para investir em marketing digital

Se para o profissional o marketing digital se tornou muito importante, para as empresas é uma ferramenta imprescindível para obter bons resultados. Listamos aqui alguns motivos que mostram que o investimento em marketing digital é necessário.

  • Para que seu cliente o encontre com maior facilidade;
  • Para se tornar uma referência em seu ramo de atuação;
  • Para encontrar e segmentar seu público-alvo;
  • Analisar os seus resultados com mais praticidade e eficiência;
  • Investir somente o que seu orçamento te possibilita.

Para profissionais, clientes e empresas, o marketing digital se tornou uma ponte para conectá-los.

Entre os exemplos positivos, estão os sites de cotação de plano de saúde, que utilizam de boas estratégias de SEO e marketing digital para atrair potenciais clientes. Ou seja, utilizando dessas ferramentas, estão sempre nas primeiras posições do Google, aumentando assim, a sua visibilidade no universo online.

Por: Andreia Silveira, editora no PlanodeSaude