Com o crescimento do comércio eletrônico, as chamadas franquias virtuais têm se tornado tendência no franchising brasileiro. Empresas de vários tipos já aderiram ao modelo que, além de mais barato, é também mais lucrativo. Nesse tipo de negócio, os investimentos iniciais são muito inferiores aos de franquias físicas, o que têm chamado a atenção de novos empreendedores.

flickr.com / EMMEALCUBO As franquias virtuais seguem a mesma ideia das tradicionais, e qualquer tipo de comércio eletrônico pode ser adquirido nesse sistema.

A franquia virtual segue a mesma ideia das franquias tradicionais, que consiste em terceiros utilizando uma marca já conhecida no mercado. No modelo virtual, conhecido como e-franchising, qualquer tipo de negócio eletrônico pode ser adquirido no sistema de franquia, seja uma loja, site de compras coletivas ou guia online.

A regra ao se adquirir uma franquia é seguir os padrões e condutas determinadas pela marca que você irá utilizar como franqueado. Também é necessário pagar um preço pela franquia, mas todos os lucros da atividade ficam com você.

No Brasil, o modelo mais popular de e-franchising é o de loja virtual. A ideia, neste caso, é que o franqueado atue como divulgador da loja, recebendo suporte da marca nas áreas de sistema, logística e marketing digital. Empreendedores que adotam este modelo devem ter conhecimento sobre as ferramentas e estratégias de divulgação online para que possam lucrar com a atividade.

A grande vantagem do sistema de franquias está no fato de você já adquirir uma marca renomada e solidificada no mercado. Portanto, não será necessário trabalhar ou investir para que ela se fortaleça. As estratégias devem ser voltadas apenas para a coquista de novos clientes e aumento das vendas.

Porém, não se engane. Não é por ser uma franquia que o trabalho será fácil. Negócios online são, de fato, mais lucrativos, mas é preciso muito trabalho, planejamento e dedicação para torná-lo competitivo e rentável.

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *