Não é novidade que o Natal é a data sazonal do varejo que mais movimenta o mercado, seja ele online ou offline.  O Papai Noel chegou mais cedo para as empresas que desejam faturar alto com suas operações virtuais durante as festas natalinas.

Pixabay.com/PublicDomainPictures Com as vendas aquecidas, é preciso planejamento para evitar problemas com entrega e estoque no fim do ano.

Hoje, vemos iluminações encantadoras nas ruas, shoppings decorados e muito clima natalino.  No E-commerce isso é igual – ou deveria ser.

Embora não exista um período específico para um planejamento prévio, o cenário é bastante otimista. O comércio eletrônico vem crescendo consideravelmente ano a ano e a expectativa é que as vendas no Natal de 2013 superem em 25% em relação a 2012.

Acredite, as vendas nesse período correspondem entre 15% e 20% do total das vendas do ano todo. Serão cerca de 10,3 milhões de pedidos realizados de novembro a dezembro.

Um belo presente de Natal para o (a) lojista que realmente estiver preparado, não é mesmo? No entanto, não basta só vender. É preciso oferecer uma infraestrutura adequada para atender aos clientes e encaminhar os pedidos.

Mas calma, não há segredos. Muitos e-commerces já estão com suas estratégias bem traçadas para estourar em vendas no Natal, mas para os que ainda não pensaram nisso ainda dá tempo para se preparar. Para isso, atente-se a algumas dicas:

Prazo de entrega:

Tenha sempre atenção aos prazos de entrega. Isso é muitíssimo importante e decisivo para que a primeira compra do cliente não se transforme na última.

Estoque:

Infelizmente, ou felizmente, o perfil do e-consumidor brasileiro é deixar as compras para a última hora. Se você está preparado (a) para alta demanda, tem uma vantagem sobre seus concorrentes! Um estoque abastecido será o seu diferencial. Se não está preparado, o que está esperando para se organizar?

Estratégias promocionais:

Ofertas, sorteios, kits promocionais e super descontos, sem dúvida, funcionam. Abuse de campanhas especiais em redes sociais. Isso irá aumentar a popularidade da loja.

Inove:

Ofereça fretes grátis. Os produtos tornam-se irresistíveis.

Hosting:

De maneira geral, os acessos aos sites costumam dobrar nesta época do ano. Verifique todas as possibilidades de upgrades de espaço em seu servidor.

Se possível, opte por soluções de alta potência, como o Elastic cloud, que lhe permite escalar rapidamente a capacidade, tanto para cima quanto para baixo, como suas necessidades de demanda de trafego.

Fora isso economia de servidores de computação em nuvem, permite que você pague apenas para a capacidade de que você realmente usa. Assim você não terá imprevistos com mensalidades, nem instabilidades na loja. Por se tratar de um período sazonal, este mês pode ser traumático. Atente-se.

Ótimas vendas!

Autora: Vanessa Boattini – Gerente Comercial da VTEX

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