Behavioral Targeting é um conceito de segmentação que possibilita a entrega de um conteúdo ou propaganda personalizada ao usuário, permitindo assim, que haja maior proximidade com a marca.

Depositphotos.com/leeser O Behavioral Targeting utiliza as preferências e o comportamento dos usuários para segmentar campanhas e ações de marketing.

Essa técnica utiliza os dados que os consumidores disponibilizam na web, como sexo, idade, localização e comportamento online e faz com que as informações do anunciante tenham maior relevância, pois utilizarão uma abordagem pessoal, de modo a despertar o seu interesse.

Esse tipo de segmentação não corresponde aquele que geralmente é feito apenas por região ou outro modo mais genérico. O diferencial do Behavioral Targeting está no desenvolvimento de ações ou campanhas com foco nos hábitos de navegação e consumo do usuário na rede.

Com ele, é realizado um rastreio do comportamento de cada visitante em uma ou mais URLs, conforme for determinado. Dessa forma, é possível distribuir um conteúdo específico para esses usuários de acordo com o perfil que foi construído utilizando os seus cookies de navegação.

Tenhamos como exemplo um consumidor que realiza uma pesquisa a fim de comprar um aparelho celular. Nesse processo, ele acessa diversos e-commerces e sites com informações sobre o produto que deseja, comparação de preços e funcionalidades.

Na ocasião, esse consumidor não realiza a sua compra porque ainda está indeciso, então continua navegando normalmente pela internet.

Em um determinado momento, ele irá se deparar com um anúncio do aparelho celular que tem interesse, mas dessa vez com uma mensagem direcionada a ele, do tipo “Pare de procurar! O celular que você deseja está aqui, clique e obtenha um desconto especial”.

Ao implementar um programa de Behavioral Targeting, esse formato de anuncio direcionado tem trazido pode trazer aumento considerável na taxa de cliques de diversas campanhas, pois comunica de modo direto e impactante ao público em potencial.

Funciona também como uma forma de demonstrar a esse consumidor o quanto esta marca se identifica com ele. Além disso, o estudo dos resultados dessa ferramenta pode trazer informações importantes e apontar oportunidades de investimentos nas mídias digitais.

A sua utilização também pode ser bem aproveitada por e-commerces de pequeno e médio porte, atuando como um diferencial para os visitantes que se deparam com uma grande variedade de lojas online e que, muitas vezes, esperam por uma nova experiência para se decidirem sobre onde comprar.

Para colocar isso em prática, é necessário um estudo a respeito do veículo por onde a campanha irá circular, que deve estar de acordo com os objetivos da campanha, bem como com as mensagens que serão exibidas aos usuários durante sua navegação por ele.

Se você ainda tem dúvidas sobre o por que utilizar o Behavioral Targeting, conheça melhor essa ferramenta e entenda que ela trás benefícios para os anunciantes, que poderão conhecer os resultados trazidos por cada veículo, para os consumidores, que têm uma nova experiência de navegação e consumo pela web, e por fim, para os veículos, que poderão comprovar a eficiência das publicidades que veiculam de acordo com os resultados específicos atingidos pelos seus anunciantes.

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