A internet pode apresentar excelentes oportunidades para que empresas de todos os portes conquistem novos clientes e incrementem suas vendas. Com crescimento promissor, o comércio eletrônico é hoje uma ótima alternativa para ampliar a rentabilidade de um negócio.

flickr.com / Stéfan Atualmente, o comércio eletrônico é uma excelente alternativa para ampliar a rentabilidade de um negócio.

Para quem deseja fazer parte deste mercado, vale conhecer os principais passos da criação de um site de vendas e conferir as nossas dicas sobre cada etapa do processo.

Planejamento
Este é o primeiro e mais importante passo para iniciar um negócio online. Nesta etapa, você deve se questionar sobre alguns pontos que são fundamentais para viabilizar o seu empreendimento, como: qual é o nicho de mercado em que irá atuar?  Qual a margem de lucro deste segmento? Quais são seus principais concorrentes? Quanto será necessário investir nesta ideia – em plataforma, layout, conteúdo, marketing digital e outros processos?

Nesse primeiro momento, as pesquisas e orientações de especialistas são seus grandes aliados. Com este material em mãos, você pode definir qual a melhor forma de investir e organizar o seu negócio.

Escolha seu domínio
Agora que você já sabe que tipo de produtos e serviços vai oferecer, é hora de escolher o domínio para a sua loja virtual. A definição do domínio é importantíssima para o sucesso do empreendimento. Por isso, escolha um nome adequado para seu site e verifique a disponibilidade do domínio.

Se o domínio escolhido tiver disponível, você deve registrá-lo em uma empresa que possua credenciamento na Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números — ICANN, no caso de domínios internacionais, e Registro.br para domínios nacionais.

Defina a plataforma
Apesar de muitos recorrerem às plataformas mais conhecidas ou recomendadas no mercado, é preciso levar em conta as exigências de cada tipo de negócio. Antes de pesquisar as opções, trace um perfil e identifique as necessidades de seu e-commerce, respondendo questões como: quantos produtos vou vender? Quais são as características deles? Qual a melhor forma de entrega? Como meus consumidores vão pagar?

Esse conhecimento prévio evita investimentos desnecessários ou eventuais dores de cabeça com limitações e incompatibilidade de sistemas.

Depois de definir suas necessidades, você deve conhecer as principair plataformas de e-commerce disponíveis.

Desenvolva o layout e conteúdo
Na etapa de criação do layout, o lojista pode escolher entre modelos pré-definidos de templates ou layouts personalizados. A segunda opção é mais interessante, pois o resultado estará adequado às necessidades do negócio e ajudará a definir a identidade da marca.

Outro ponto essencial nesta etapa é a produção do conteúdo institucional e sobre os produtos. Além de ser essencial no processo de compra, o conteúdo também é hoje uma importante estratégia de marketing digital.

Segurança
Não adianta nada ter site com ótimo layout, conteúdo de qualidade e excelente usabilidade, mas que não garante segurança ao usuário. Esse é, definitivamente, o primeiro ponto analisado pelos consumidores na hora de fazer uma compra online. Portanto, procure um sistema confiável para criptografar dados das transações, garantindo credibilidade a sua loja.

É possível aplicar dois tipos de certificados de segurança nos e-commerces: o certificado próprio, caso o lojista já possua um, e o certificado compartilhado, disponibilizado pelas próprias plataformas aos lojistas.

Marketing digital
Essa etapa vem depois que a sua loja já estiver funcionando, mas deve ser pensada com antecedência para ser colocada em prática assim que o site entrar no ar. O planejamento de marketing deve levar em conta as principais estratégias de marketing digital – SEO, Links Patrocinados, comparadores de preço, afiliados – e definir quais são as mais adequadas para cada tipo de negócio.

Aqui no blog da Internet Innovation, você encontra diversas dicas para divulgar o seu negócio online.

Confira, também, a palestra feita por Estevão Rizzo, com os 5 passos para fazer um bom planejamento de marketing digital e tire todas as suas dúvidas sobre essa etapa do processo.

Internet Innovation

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