Ao contrário do varejo físico, que teve quase 108 mil lojas fechadas o ano passado, um número de quase 300 por dia, de acordo com dados da pesquisa Webshoppers 2017, o E-commerce, que é o mercado de vendas online, não parou de crescer, tendo registrado um aumento de 11% nos negócios. No primeiro semestre desse ano, o número de e-consumidores ativos registrou uma expressiva expansão de 10,3% e, segundo a pesquisa, os três setores que mais faturaram foram: moda e acessórios; saúde, cosméticos e perfumaria; e casa e decoração.

 

Programa da Sabrina. Diego Bianchi ao lado da Sabrina Sato, a empresária Lilian Gomes, acompanhada de sua filha e seu pai.

 

A Black Friday, por exemplo, é a data sazonal mais aguardada do ano para o comércio, conhecida por impulsionar as vendas, principalmente as virtuais. O ano passado faturamento total nessa data, de acordo com o Webshoppers, foi de R$ 1,9 bilhões, um aumento de 17% em relação à mesma data em 2015. Para este ano, a expectativa é de haja um crescimento de 10% a 11% nas vendas.

Hoje em dia, o comerciante que não tem um site para vender seu produto fica defasado, perde vendas e até pode ter seu negócio fechado. Foi o que aconteceu com a empresária Lilian Patrícia Gomes, que escreveu pedindo ajuda no quadro “Sabrina esteve aqui”, do Programa da Sabrina, da Rede Record. Há um ano e meio ela abriu sua loja física de roupas femininas, Pimenta Verde & Rosa, dentro do supermercado Alabarce, localizado na Av. Francisco Rodrigues Filho, 1586, em Mogi das Cruzes, SP. Com as vendas baixas e a dificuldade de pagar aluguel do ponto, Lilian não estava mais conseguindo sustentar sua casa e sua filha e queria reestruturar todo seu negócio através da ajuda do programa.

O quadro, que foi ao ar no último sábado, 4 de novembro de 2017, tem o objetivo de auxiliar pequenos empreendedores que estão com dificuldade em seus negócios, com poucas vendas ou endividados, precisando se reerguer, e contou com a parceria da Internet Innovation, escola pioneira no ensino de Marketing Digital e E-Commerce no país. Especialista no assunto, a escola foi responsável por iniciar o processo de transformação digital da loja com a criação do seu e-commerce www.pimentaverdeerosa.com.br e contribuir na estruturação das vendas virtuais para a empresaria tocar seu novo negócio.

A Internet Innovation está no mercado desde 2005 e conta com professores conceituados que são verdadeiros influenciadores do mercado digital, oferecendo ensino de alta qualidade de forma tangível, objetiva e flexível. Para preparar Lilian que não tinha nenhum conhecimento no mercado online a explorar esse novo canal de vendas, a empresa ofereceu dois de seus cursos: Gerente de E-commerce e Marketing Digital e Especialista em Marketing Digital, que têm como objetivo capacitar e preparar a empresária para dominar o mercado digital e, assim, alavancar seus negócios com as vendas online.