A definição de gateway, segundo a Wikipedia é a seguinte: “Um gateway de pagamento é uma aplicação para e-commerce instalada em um servidor remoto mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações feitas online em websites de empresas ou pessoas físicas…”

Depositphotos.com/overcrew O gateway é o sistema responsável por receber os pagamentos em um e-commerce.

 Mas o que isso quer dizer exatamente? E como isso funciona de modo prático?

Imagine que você está em uma loja varejista comum e, ao terminar sua compra, vai até o balcão de pagamento e diz ao caixa que opta pelo cartão de crédito. O que o vendedor vai fazer em seguida? Pegar um terminal para leitura de cartões, mais conhecido como ‘maquininha’, e pedir para que você gentilmente insira seu cartão, podendo ou não digitar uma senha depois. O gateway de pagamento é o equivalente à maquininha num e-commerce!

Da mesma forma que a já famosa maquininha entra em contato com um sistema que responde se a compra pode ou não ser efetuada, o gateway também conversa com um sistema e retorna à loja online a informação sobre a venda ter sido aceita, e star em processamento ou ter sido negada, quase em tempo real, dependendo do caso. Isso gera maior agilidade nas transações, sem falar na  segurança.

Criptografia

Obviamente, há uma preocupação muito grande com a segurança dos dados enviados, por isso mesmo o gateway faz a criptografia disso e o lojista não faz parte do  processo, sendo restrito ao consumidor e o gateway. Tudo isso roda via SSL.

É importante, também, que as   lojas utilizem o protocolo HTTPS no momento do envio dos dados do cliente, para que haja mais segurança nesse passo.

Importância para o lojista e o consumidor
O fator segurança dos dados é, de longe, a maior vantagem do gateway, mas existem outras informações importantes sobre ele, como proteção ao lojista contra cartões furtados, falsos ou que não tenham crédito suficiente. Para os consumidores, é importante que o lojista não tenha acesso a seus dados mais sensíveis, pois, caso a loja venha a ser alvo de invasões ou vazamento de dados, seu cartão de crédito ainda estará a salvo.

Como escolher um gateway para sua loja

 Não existe o melhor gateway de pagamento, nem mesmo um padrão do que ele deve oferecer, além de segurança. Por isso cabe ao dono da loja pesquisar e comparar as opções, levando em conta principalmente o suporte, pois em caso de problemas ele será muito importante. Existem diversas opções, que podem englobar outros serviços também!

Se quiser entender melhor o funcionamento do mundo do e-commerce, procure um de nossos cursos na área!

 

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *