KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

Trata-se de uma técnica muito utilizada por executivos e chefes em suas gestões, pois possibilita que comuniquem o desenvolvimento da empresa aos demais colaboradores que estão abaixo deles em um nível hierárquico.

Por meio dos KPIs, todos os funcionários conhecem e tornam-se envolvidos na missão da corporação, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas por seus superiores.

Dessa forma, por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números.

Em nossos cursos de Especialista de Marketing Digital, Gerente de E-commerce e Métricas e Roi você vai ver esse assunto a fundo.

Com eles, os líderes também se baseiam para analisar e decidir sobre uma mudança de atuação, caso os números apontem para um cenário abaixo do esperado. Pensando nisso, percebemos a sua importância pra análises em marketing digital.

A mensuração de resultados é extremamente importante para quem investe nessa área, portanto a utilização de ferramentas eficientes para essa finalidade é sempre bem-vinda. Ao realizar uma campanha de marketing digital, surge a necessidade de visualização das metas para cada ação.

Nesse caso, os KPIs são utilizados como indicadores de desempenho de cada uma dessas metas, e permitem um acompanhamento imediato no decorrer das ações. Eles fornecem informações que facilitam a compreensão do andamento da campanha, inclusive por quem tem poucos conhecimentos técnicos a respeito de marketing digital.

Por isso, pode ser uma ferramenta útil no fornecimento de dados de campanha para um cliente que contrata os serviços de uma agencia, por exemplo. Quando bem relacionados aos objetivos da empresa, ele poderá apontar inclusive aonde há falha de execução ou abordagem.

Para entender a importância do KPI em análises de marketing digital, também é importante perceber a diferença entre o KPI e as métricas, já que os dois são indicadores. As métricas apontam para um número bruto, por exemplo, quantidade de visitantes, taxa de rejeição e origem do tráfego.

Já com um KPI, são informados os resultados que surgem a partir das métricas, pois ele demonstra se determinada meta de conversão foi atingida ou não. Para que fique mais claro, veja abaixo alguns exemplos de KPIs e como as métricas são utilizadas:

  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site
  • Tíquete-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas
  • Índice de engajamento: Total de visitantes que interagiram com a página ÷ Total de visitantes
  • Índice de influência social: Total de posts “curtidos” ou “retuitados” ÷ Total de posts publicados

Realizar uma correta análise e compreensão, tanto das métricas quanto dos KPIs, é um passo fundamental para uma tomada de decisões a respeito das campanhas realizadas e os demais planejamentos que estiverem por vir. Essas conclusões, quando mal realizadas, podem comprometer o desenvolvimento de uma marca ou, pelo contrário, contribuir para o sucesso de sua atuação na rede.

Internet Innovation

One thought on “Saiba o que é KPI e entenda sua importância para análises em marketing digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *