Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Usabilidade e navegabilidade: facilite a interação do usuário e garanta visitas ao seu site

Glossário

Usabilidade e navegabilidade: facilite a interação do usuário e garanta visitas ao seu site

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Usabilidade e navegabilidade: facilite a interação do usuário e garanta visitas ao seu siteA usabilidade e a navegabilidade caminham juntas para o desempenho de um site, blog ou e-commerce. Esses dois fatores são pensados com foco totalmente na utilização do site por um usuário, que pode ter uma experiência muito ruim quando tem qualquer tipo de dificuldade durante sua visita à página.
Quando não há um projeto que considere esses dois fatores, a página pode apresentar problemas como:
– Lentidão ao executar qualquer ação na página, como acessar o link de um produto;
– Layout mal elaborado com contraste de cores e má disposição dos elementos na página;
– Navegação não intuitiva, fazendo com que o usuário fique perdido na página sem saber onde clicar para acessar a informação que deseja;
– Falta de informação para que o usuário entre em contato com os responsáveis pela página, como um “fale conosco” ou o endereço físico da empresa;
Usabilidade e navegabilidade: facilite a interação do usuário e garanta visitas ao seu siteA navegabilidade faz com que o usuário tenha facilidade de encontrar o que busca na página, e isso também inclui um layout agradável, com letras (fontes) que proporcionem uma leitura adequada e a organização das informações de maneira hierárquica, de acordo com a sua relevância.
Para facilitar a interação do usuário com o seu site e garantir novas visitas, fique atento as dicas relacionadas abaixo:
– Garanta o carregamento eficiente da página, pois a lentidão é mal vista pelo visitante, que rapidamente opta por sair do site caso perceba algum problema de velocidade. Realize o monitoramento e otimize os elementos da página para que fiquem mais leves e não comprometam o seu desempenho.
– Opte por um bom servidor, por mais que isso exija um investimento maior. Ele irá garantir a disponibilidade do site, bem como a velocidade da sua navegação.
– Utilize um design também pensado para facilitar as ações do usuário, optando por fontes e imagens harmonizadas e mantendo a disposição coerente dos elementos. Também deve-se considerar a forma como a identidade visual da marca é apresentada, facilitando a compreensão do usuário a respeito da empresa, seu segmento e o que ela tem a oferecer.
– A organização da Home Page também falará muito a respeito da marca e seus objetivos, portanto utilize os espaços de destaque de forma estratégica para divulgar seus principais atributos. O posicionamento do logotipo é fundamental para sua identificação
Usabilidade e navegabilidade: facilite a interação do usuário e garanta visitas ao seu site– O menu de navegação é fundamental para qualquer site e ele deve ser simples e objetivo, conduzindo o leitor às possibilidades da página. Limite a quantidade de menus aos itens mais importantes, evitando utilizar diversos menus de forma a confundir o usuário.
Existem muitos outros fatores a serem levados em consideração e que devem ser analisados de forma individual de acordo com as necessidades de cada site. Esses pontos podem ser cruciais para o sucesso de uma página com o seu público.
Destaque: Escola Blog
Imagem 1: Escola Blog
Imagem 2: Escola Blog
Imagem 3: Escola Blog