Falta mais de um mês para o Natal e o comércio varejista já se prepara para esta data tão importante do calendário de vendas brasileiro. No setor de e-commerce não poderia ser diferente, ainda mais no Brasil, onde as compras online estão cada vez mais populares entre os consumidores.

Uma pesquisa realizada há um mês pela empresa eCRM123 apontou quais serão os produtos mais consumidos por brasileiros pela internet neste Natal. Das 130 pessoas entrevistadas, 34% afirmaram que vão comprar roupas, deixando os eletroeletrônicos apenas com 28% da participação nas vendas online.

E-commerce de moda no Brasil

E-commerce de modaEste resultado chama atenção para um dado importante, há cerca de cinco anos atrás, o setor de roupas e acessórios, que se enquadra na categoria de moda, ocupava 26ª posição no ranking dos itens mais vendidos no e-commerce brasileiro. Atualmente, estes produtos são comprados com mais frequência pela internet, fazendo com que o e-commerce de moda passasse a ocupar a 6ª colocação.

Assim como em outros países, o consumidor brasileiro passou a ter menos receio de comprar roupas pela internet, muitas vezes utilizando este meio como um multicanal, ou seja, entrando na loja virtual para conferir as novidades, promoções e escolher as que mais gostou para ir até a loja física efetuar a compra. No Reino Unido, por exemplo, 64% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa afirmaram fazer isso.

Por que investir no e-commerce de moda?

E-commerce de modaO setor de e-commerce de moda vem trazendo bons números para os varejistas de grandes mercados consumidores com os EUA. Em uma pesquisa realizada no ano passado, 22 lojas virtuais faturaram juntas o montante de U$S 782 milhões, obtendo um crescimento de quase 34% no canal de e-commerce, contra 4,8% das lojas físicas.

Estes números, somados ao grande crescimento do setor de e-commerce de moda no Brasil, são ótimos motivos para convencer os varejistas a investir em uma versão virtual da sua loja física enquanto o mercado está em expansão.

Mas para que você obtenha sucesso com o novo negócio é preciso tomar algumas providências: contrate uma boa plataforma para hospedar o comércio online; invista em qualidade e variedade de imagens; faça descrições fáceis de serem identificadas em sites de busca; tenha filtros de procura dentro do site por cor, tamanho e preço; invista no atendimento diferenciado.

Foco no público feminino

Público femininoO público feminino é o que mais consome roupas e acessórios pela internet, portanto, quem pretende alavancar as vendas de sua loja virtual precisa focar e entender o universo das mulheres. Para conquistá-las aprenda como fazer a abordagem perfeita, criando laços de relacionamento, este é o grande diferencial.

As mulheres são exigentes e detalhistas, principalmente quando o assunto são roupas, portanto disponibilize uma grande variedade de fotos do produto no site, uma ferramenta de zoom para checar os detalhes, rotação 360 graus e até mesmo um provador virtual em as mulheres podem “experimentar” os itens com a ajuda da webcam.

Esse público adora lançamentos e descontos, por isso fique sempre atento às novidades do mundo da moda e faça promoções. Não se esqueça de oferecer rapidez na entrega e várias formas de pagamento.

Se você não quer perder tempo e aproveitar a expansão deste setor no mercado de comércio eletrônico brasileiro, verifique a agenda de cursos da Internet Innovation e se inscreva no curso de e-commerce de moda.

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