A construção de qualquer página de comércio eletrônico tem início com a escolha de uma plataforma para lojas virtuais e é nessa hora que muitos empreendedores acabam perdidos sem saber por onde começar. Além de dar mais eficiência à gestão do negócio, é essa ferramenta responsável pelos ajustes de performance que podem incrementar as conversões de um e-commerce.
Comprar uma loja virtual pronta costuma ser o ponto de partida utilizado por muitos daqueles que não têm conhecimento necessário para iniciarem suas atividades. Por uma quantia mensal os usuários hospedam sua página em um servidor e passam a comercializar produtos e serviços.
As lojas virtuais prontas para serem usadas são a solução mais indicada para os empreendedores com pouca experiência no mercado digital. Elas oferecem suporte técnico especializado e são alternativas de baixo custo. Mas por serem plataformas fechadas, acabam apresentando algumas limitações, sendo pouco flexíveis com relação à customização. A implantação de um layout inovador, por exemplo, é quase inviável. A escolha feita pelo lojista deve ser realizada analisando se plataforma atende o perfil do negócio e se está de acordo com projeções de demanda.
Compare o funcionamento das duas lojas virtuais prontas mais usadas no mercado, Loja Virtual UOL e Webstore Locaweb, ambas têm diversas similaridades. Veja as funcionalidades em comum.
- Ao efetuar a contratação, o usuário garante o registro gratuito de um domínio de internet para sua loja, seja qual for a plataforma escolhida.
- Com certa limitação, ambas permitem que os usuários criem o design de suas lojas virtuais a partir de layouts já existentes.
- As duas lojas virtuais se integram às ferramentas de análise tráfego e são capazes de fornecer relatórios de visitas e de desempenho.
- As plataformas têm sistemas capazes de fazer o cálculo do frete se as dimensões do produto forem fornecidas.
Confira abaixo no que elas se diferenciam.
UOL Host
O serviço de hospedagem de páginas do maior portal de internet do Brasil oferece aos lojistas virtuais a sua própria solução em plataformas para e-commerce, a Loja Virtual UOL. A possibilidade de poder cadastrar um número ilimitado de produtos é a característica que diferencia essa ferramenta.
O modelo de contratação da Loja Virtual UOL se baseia no número de transações efetuadas mensalmente. Dentre outras possibilidades, o plano mais básico garante que até 5 mil pedidos sejam feitos por mês. A contratação do serviço dessa plataforma está vinculada à utilização do Pagseguro como gateway de pagamento, o que conta como ponto desfavorável, pois restringe a busca por tarifas mais competitivas.
Locaweb
A maior empresa de hospedagem de sites do país também tem sua solução para plataformas de comércio eletrônico, a Webstore Locaweb. Os planos de adesão a essa ferramenta funcionam com base no número de produtos cadastrados em uma loja e sem limite para o número de transações. Os planos partem de 50 produtos, podendo alcançar um número ilimitado entre cinco faixas de preço diferentes. Quanto às gateways de pagamento, o lojista tem aqui liberdade de poder escolher entre três opções, PayPal, MoIP e Pagamento Digital.
Diferentemente da plataforma anterior, a Webstore Locaweb não permite que arquivos digitais sejam disponibilizados para download. Para comercializar esse tipo arquivo a própria empresa sugere que o lojista forneça um código ou um link para que o cliente faça o download de outra página após a conclusão da transação.
Após comparar todos os valores e aspectos, se o empreendedor ainda sentir a necessidade de ter mais recursos em sua loja e se puder desembolsar um valor maior, recomendamos que ele procure utilizar plataformas mais completas como as que vimos aqui no Blog em uma das nossas últimas postagens. Os professores do curso de e-commerce da Intertnet Innovation sempre indicam que é essencial consultar um profissional especializado antes de tomar sua decisão. Conheça o conteúdo do curso e passe a empreender você também.