Com o crescimento do comércio eletrônico brasileiro e o aumento da concorrência entre empresas deste meio, investir em marketing digital se tornou uma questão prioritária.
Não se trata mais de questionar “quando” ou “quanto” investir, mas sim “como” direcionar os investimentos. Com a diversidade de canais, estratégias e ferramentas disponíveis, é preciso conhecimento e planejamento antes de definir opções que possam, de fato, alavancar os números do negócio.
A escolha dos principais canais faz parte de um planejamento de marketing detalhado que inclui, entre outras questões, a análise da concorrência e do mercado, definição de metas, recursos e do público-alvo. Com estes dados em mãos, é possível estabelecer um posicionamento e um plano de ação detalhado para cada canal.
Mas, para que as ações de marketing alcancem bons resultados, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer bem as ferramentas existentes. Compreender as particularidades, o potencial e a dinâmica de cada canal é imprescindível para o sucesso das campanhas.
Para ajudá-lo a conhecer um pouco sobre o assunto, separamos algumas informações importantes sobre canais estratégicos de marketing digital.
Chat online
Uma ferramenta ágil para atender os clientes de e-commerce, o chat online permite que sane dúvidas sobre seus produtos e permite que a equipe o guie pelo processo de compra em sua página. Uma das principais plataformas de chat online é o Jivochat, que pode ser instalado nas principais plataformas de e-commerce e traz funcionalidades como o chat proativo. Vale notar que ele oferece integração com o Facebook Messenger, permitindo atender também os seguidores de sua página no Facebook, além de mensageiros como Viber e Telegram. Conheça mais do Jivochat acessando sua página.
Google Adwords
Essa ferramenta do Google possibilita, através de links patrocinados em anúncios, gerar tráfego qualificado para o site. Seu mecanismo garante bons resultados, uma vez que está associado às palavras-chave do negócio. Desta forma, quando há a procura por essa palavra no buscador, o site aparecerá destacado entre os primeiros resultados.
Um estudo da Custora – uma plataforma de análise de e-commerce –, realizado em janeiro deste ano, mostra que os links patrocinados são responsáveis por 15% das vendas de e-commerce no mundo, ocupando o segundo lugar entre as principais ferramentas.
SEO
O SEO – Search Engine Optimization – engloba as estratégias aplicadas para otimização – técnica e de conteúdo – de sites a fim de melhorar o seu posicionamento nos buscadores da web.
Segundo pesquisas, 78% dos usuários utilizam sites de busca para a pesquisa de produtos e serviços. Deste modo, as técnicas de SEO apresentam grande potencial para o aumento da conversão e dos resultados no negócio.
Diferente do Google Adwards, o SEO não é pago. De acordo com o estudo da Custora, a ferramenta responde por 26% das vendas do comércio online no mundo.
E-mail Marketing
O e-mail marketing pode ser utilizado para envio de ofertas, promoções, lançamento de produtos e serviços e divulgação da marca. Entre as principais vantagens estão o baixo custo, possibilidade de customização e segmentação de público e o seu potencial como ferramenta de fidelização de clientes.
Ele ocupa o terceiro lugar entre as ferramentas de marketing que mais geram conversão no comércio eletrônico, sendo responsável por 16% das vendas.
Comparador de preços
Estes canais, que oferecem ao consumidor uma listagem das lojas e preços dos produtos, também trazem bons resultados para o e-commerce. Isso porque, neles, as pesquisas são realizadas quando há grande intenção de compra. No entanto, para ter resultados nos buscadores o preço é fundamental.
Redes Sociais
Canais como o Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e LinkedIn permitem às empresas uma comunicação direta e eficaz com seus consumidores. A familiarização dos usuários com essas redes transformou-as em espaços propícios para expandir negócios, aumentar as vendas e fortalecer marcas.
Em nosso blog, você pode conferir várias dicas sobre como utilizar as redes sociais em favor de seu negócio.
Para aprofundar os seus conhecimentos sobre as ferramentas e descobrir quais são as melhores estratégias para o seu negócio, inscreva-se nos cursos de Marketing Digital ou de E-Commerce da Internet Innovation.