Aqui no blog da Internet Innovation já mostramos estratégias para a geração e qualificação de leads, que costumam trazer bons resultados e ganhos na produtividade. Depois de executar essas ações, é hora de escolher e botar em prática as abordagens para a concretização da venda propriamente dita. Nesta etapa, uma tendência que tem se destacado no mercado é a Inside Sale.
Inside Sales são vendas feitas de forma remota, de dentro da sua empresa, aproveitando-se os recursos tecnológicos, como a internet e o telefone, para diminuir os custos logísticos das vendas tradicionais e aumentar a produtividade da equipe.
Nas transações convencionais, em que os vendedores deslocam-se até os clientes em potencial, muitos são os fatores que podem atrasar e encarecer o processo. Nesta nova modalidade, os custos com deslocamento são praticamente eliminados. Além disso, apresenta outras vantagens como processos mais curtos, liberdade na abordagem, flexibilidade e a possibilidade de trabalhar uma apresentação mais detalhada do produto ou serviço.
Por estes motivos, essa nova possibilidade se aplica à venda de produtos mais complexos, que exigem reuniões, demonstrações e planejamento antes da compra se concretizar. Essas características estão mais presentes no segmento B2B, mas também podem ser encontradas em transações B2C.
Apesar da aparente semelhança com o telemarketing tradicional, trata-se de uma abordagem diferente em vários aspectos. Em primeiro lugar, nas Inside Sales não utiliza-se um script. Por se tratarem de produtos mais complexos, a abordagem “robotizada” não surte efeitos. Nestes casos, a venda deve ser feita de maneira mais aprofundada, o que exige certo nível de conhecimento e treinamento do vendedor.
Para implementar este modelo de venda de maneira eficiente, uma boa estratégia é disponibilizar um conteúdo de qualidade. Catálogos e materiais informativos para download nas páginas de conversão – Landing Pages – são ótimas formas de captar contatos de potenciais clientes.