Diferente dos meios de comunicação social tradicionais, as Mídias Sociais constituem canais de relacionamento na internet nos quais existem diferentes possibilidades de interação e participação entre os usuários. Recursos da Web 2.0 como a capacidade de gerar mídia espontânea, criar ou compartilhar conteúdo são outros fatores característicos.

Depositphotos.com/SergeyNivens As mídias sociais são canais de relacionamento e oferecem diferentes possibilidades para o marketing digital.

História das Mídias Sociais

No princípio, a internet era basicamente acessada por comunidades científicas vinculadas às universidades. O seu propósito era fazer da rede uma plataforma para troca de informações e para pesquisa. Fatos como o início de sua exploração comercial, a criação dos primeiros portais e a entrada dos grupos de mídia como jornais e agências de notícias marcaram a década de 1990. O período coincide com o surgimento dos sites de relacionamento.

Comunidades online como Geocities e Tripod.com deram início às primeiras iniciativas de interação por meio de salas de chat, fóruns de discussão, blogs e páginas pessoais. Sites como o Classmates.com, o SixDegrees.com e o Friendster são alguns dos pioneiros na utilização de endereços de e-mail e na construção de perfis de usuários para aproximar pessoas.

Os perfis de usuário são as características centrais das redes sociais da internet. Sua utilização permite não só que usuários construam listas de contatos ou “amigos”, mas também procurarem por usuários com particularidades e interesses em comum. Trata-se de uma representação pela qual o usuário é descrito. Que em geral é gerado a partir das respostas dadas pelo próprio usuário como nome, idade, sexo entre outras que abrangem desde interesses pessoais a informações como a escola que frequentou ou a empresa na qual trabalhou. O uso dos perfis levou ao desenvolvimento de inúmeras outras funcionalidades, tais como as que utilizamos no Facebook, Twitter ou Google+.

Mídias Sociais ou Redes Sociais

Bem, você já deve ter ouvido ou lido muita coisa sobre esse assunto e ambas as expressões aparecem com certa frequência. Mas, você saberia distingui-las?

A palavra mídia refere-se a qualquer instrumento ou meio de comunicação social, como o jornal ou o rádio. Esses meios de comunicação tradicionais podem ser caracterizados como uma via de mão única, na qual você tem poucas possibilidades de participar ou dar sua opinião a respeito. De forma geral o termo mídia também serve para designar a imprensa.

De um modo mais simples, as mídias sociais são por outro lado aquelas as quais possibilitam que você também se comunique, ou seja, são uma via de mão dupla. São instrumentos que permitem a criação e o intercâmbio de conteúdos, muitos dos quais gerados pelos próprios usuários. De acordo com a definição de Andreas Kaplan e Michael Haenlein, quando mencionamos mídias sociais estamos nos referindo às aplicações de internet fundamentadas nos conceitos da Web 2.0. O que inclui não só as redes sociais, mas também blogs, wikis e sites de compartilhamento.

As redes sociais da internet são os serviços criados com o propósito de facilitar as relações sociais de pessoas que compartilham os mesmos interesses, experiências ou ainda conexões na vida real. São caracterizadas como plataformas interativas, que contam com uma grande variedade de serviços agregados.

Fontes:

Wikipedia (Social Media)

Wikipedia (Social Networking Service)

Wikipedia (Web 2.0)

Midiatismo (Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?)

Internet Innovation

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