Web Analytics se relaciona ao processo de coleta, monitoramento e análise dos dados de navegação, tráfego e de interação dos visitantes de uma página de internet. Sua utilização busca compreender o comportamento dos usuários e otimizar o desempenho de websites com técnicas usadas principalmente em campanhas de marketing e publicidade na internet.

História do Web Analytics

AnalyticsAs primeiras iniciativas de análise dos dados de navegação tiveram início por meio dos logs de servidores. Sempre que você acessa um site, o seu navegador requisita informações de um servidor de internet no qual o site está hospedado. Cada um dos elementos de linguagem HTML requisitados gera automaticamente o registro dos acessos efetuados no servidor. Esse registro, chamado de log de servidor, armazena informações que identificam diversos aspectos relacionados ao usuário que está acessando a página.

A análise dos logs dos servidores logo passou a ser usada para fornecer indicadores de navegação. Bastava contabilizar o número de requisições feitas ao servidor para obter o número de acessos, já que na época os sites até então eram formados por um único documento em linguagem HTML.

O aparecimento de novas tecnologias de navegação e de construção de websites fez com que esse método para obtenção de dados de navegação fosse mais utilizado só até a metade dos anos 90. A tarefa de contabilizar os logs dos servidores manualmente se tornou cada vez mais difícil à medida que mais elementos passavam a ser incorporados às páginas de internet. O resultado era uma quantidade maior de requisições aos servidores, inflando o número de logs.

A solução proposta para driblar as dificuldades do sistema de análise de logs foi a utilização de tags incorporadas ao código HTML da página. O sistema de tagueamento funciona com o envio de requisições a um servidor externo assim que a tag contida no código do site é lida pelo browser. Esse servidor, por sua vez, coleta a informação e contabiliza a visita.

Tags são pedaços de código JavaScript inseridos em cada uma das páginas que se deseja monitorar. Outra tarefa atribuída a elas é a instalação dos chamados cookies nos navegadores de internet. Os cookies identificam o usuário durante sua primeira visita a uma determinada página e são usados para memorizar as preferências de navegação em visitas subsequentes.

A utilização desse tipo de tecnologia permitiu o surgimento de diversas ferramentas de web analytics. Além de contabilizar dados de acesso os serviços de web analytics são muito usados para avaliar os aspectos de interação (cliques) dos usuários nas páginas de internet, sendo que existe outro grande número de aplicações para eles.

Os serviços de web analytics podem ser utilizados com o propósito de identificar melhorias quanto ao desempenho de campanhas de marketing, fornecendo as taxas de cliques e outros indicadores relacionados a banners e anúncios de texto. Eles também possibilitam que um webmaster, por exemplo, identifique as origens do tráfego em sua página, bem como trace o perfil e o comportamento dos visitantes. Eles podem ainda auxiliar no levantamento de informações para pesquisas de mercado.

Existem inúmeras soluções para web analytics disponíveis no mercado. A escolha e a contratação de uma ferramenta começam com a definição de métricas, o que ocorre sempre de acordo com os objetivos de sua página de internet. Para cada objetivo existe uma métrica. Podemos classificá-las em: métricas para criadores/editores de conteúdo, métricas para monitoramento de redes sociais, métricas de navegação e métricas de marketing digital e anunciantes. Conheça abaixo algumas das soluções mais usadas.

google analyticsGoogle Analytics – Lançado em 2005, o Google Analytics é a solução usada por mais de 55% dos 10 mil sites mais populares da internet, segundo levantamento realizado pelo Alexa. O serviço é oferecido gratuitamente para os sites com até 10 milhões de visualizações mensais.

Navegg – O Navegg é uma solução brasileira para dados de audiência utilizada por mais de 8 mil sites e oferece soluções de classificação e gerenciamento de público para sites e anunciantes.

A IBM e a Adobe são empresas que também atuam no desenvolvimento de serviços para web analytics. Suas soluções, respectivamente IBM Enterprise Marketing Management e Adobe Digital Marketing Suite, têm um amplo campo de serviços.

crazyeggFerramentas de click analytics como o Crazyegg ou o Clicktale permitem que você visualize as interações realizadas pelos usuários com o mapeamento dos pontos que recebem cliques na sua página. Soluções como essa são adotadas muitas vezes para melhorar a usabilidade e a experiência dos usuários.

O aparecimento de novas tecnologias de acesso à internet tornou ainda mais clara a necessidade do desenvolvimento de uma solução para mensurar acessos e interações realizadas por dispositivos móveis, como tablets e celulares. Existe um grande número de ferramentas de mobile analytics, mas se você já utiliza o Google Analytics fique tranquilo. Ele também pode ser usado para essa finalidade.

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