Quando se fala em estratégias de SEM – Search Engine Marketing – é comum nos deparamos com a dúvida: “SEO ou PPC, qual é a mais eficaz”? A verdade é que não se trata de escolher entre uma ou outra. Cada uma das estratégias possui vantagens e objetivos diferentes, portanto, não são excludentes. Ao contrário, são ferramentas complementares que, quando combinadas, podem ajudar a trazer os melhores resultados nos mecanismos de busca.

 

Pesquisas mostram que entre 60% e 70% dos internautas utilizam as buscas para encontrar sites, independente do assunto. Portanto, não há dúvidas que o investimento em SEM pode trazer bons resultados para as marcas. Para garantir um retorno positivo, é preciso, antes, conhecer o potencial e como funcionam as estratégias de SEO e PPC no processo de compra.

Depositphotos.com/PixelsAway O SEO é utilizado para melhorar o posicionamento das páginas nos resultados orgânicos.

O SEO e o PPC – Pay-per-click – têm abordagens diferentes na otimização de um site nos buscadores. O SEO, utilizado para melhorar o posicionamento das páginas nos resultados orgânicos, tem papel fundamental na etapa inicial do processo de compra, que consiste na procura por informações sobre o produto ou serviço desejado. Nesse primeiro estágio, o usuário costuma valorizar e dar mais credibilidade aos sites que aparecem bem posicionados nos resultados.

Depois de conhecer o produto e formar sua opinião a respeito, o consumidor partirá para as pesquisas mais específicas, à procura de lojas para comprar. É neste ponto que o PPC, mais conhecido como links patrocinados, passa a ter maior peso. No geral, podemos dizer que o SEO forma a opinião do consumidor e o PPC leva o tráfego na quantidade necessária para a conversão.

Apesar das particularidades de cada estratégia, ambas as campanhas têm como ponto fundamental o desenvolvimento das palavras-chave. Para os investimentos iniciais é recomendada uma pesquisa de palavras-chave de qualidade ao

invés do uso das mais competitivas. No decorrer do processo, as palavras aplicadas nas campanhas de PPC servirão para orientar as estratégias de conteúdo para o tráfego orgânico, assim como a referência orgânica poderá ser usada para otimização de grupos de anúncios patrocinados.

Os retornos de investimento costumam ser bem maiores na aplicação de estratégias de SEO, já que não há a necessidade de se pagar pelos cliques. Porém, a maturação de uma campanha deste tipo leva muito mais tempo. No caso do PPC, já nos primeiros anúncios é possível perceber o aumento de tráfego. A aplicação integrada destas estratégias resultará, em longo prazo, na estabilização dos números, tanto de investimento quanto de visitação, de ambas as campanhas.

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