Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Hummingbird google: o que mudou?

Ferramentas

Hummingbird google: o que mudou?

Fábio
Escrito por Fábio
Junte-se a mais de 20000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Google Hummingbird, última reformulação do algoritmo de pesquisa do maior buscador da web, tem como objetivo melhorar os resultados de consultas mais complexas e específicas, cada vez mais frequentes entre os usuários. Com a mudança, a ferramenta passa a concentrar-se no significado das palavras e no contexto para compreender a intenção de uma busca.

Flickr.com/rocky_johndb8 O Hummingbird é um atualização que tem como objetivo tornar os resultados das buscas mais precisos.

A atualização no mecanismo é mais uma tentativa da empresa de acompanhar a evolução do uso da internet. Hoje, o comportamento do usuário revela uma tendência a pesquisas mais longas e complicadas, que exigem do mecanismo um entendimento do que se trata a pergunta. Desta forma, sistemas baseados apenas na combinação de palavras-chave já não garantem resultados satisfatórios. Para oferecer respostas precisas, é necessário combinar significados e conceitos, além de vocábulos.
A mudança deixou a ferramenta ainda mais intuitiva e inteligente, facilitando para os usuários encontrarem o conteúdo que desejam. O Hummingbird também aprimorou os resultados em pesquisas por voz, aumentou a relevância de interações sociais e o posicionamento de sites que oferecem layout responsivo.
Segundo o Google, a mudança não deve gerar preocupação nos desenvolvedores. Conteúdo de qualidade e exclusivo continua sendo o foco da ferramenta. A diferença é que agora o contexto ganha mais importância nos critérios que definem a qualidade do conteúdo. Portanto, ele deve ser rico e profundo.
Para atender às novas exigências do buscador e interpretar as intenções do usuário, o conteúdo desenvolvido deve abranger os três tipos de buscas: as navegacionais, que têm como objetivo encontrar um site específico – por exemplo, “site da Nike” ou simplesmente Nike; as informativas, realizadas para esclarecer dúvidas ou encontrar algo específico – quando procuramos “dicas de SEO”, por exemplo, ou “cursos de marketing digital”; e por último as transacionais, que ocorrem quando há a intenção de realizar alguma atividade – “comprar carros usados em sp”, “alugar casa no Ipiranga”, etc.
Outro ponto importante a ser considerado na hora de produzir o seu conteúdo é que, na atualização, elementos visuais – como vídeos, imagens, avaliações – passaram a ter ainda mais relevância nas buscas universais. Portanto, utilizar canais como YouTube e Google Maps para complementar o conteúdo pode gerar tráfego extra para o seu site.