O acesso à internet por meio de dispositivos móveis tem crescido cada vez mais.  Com a popularidade da web móvel, temos acompanhado mudanças referentes à usabilidade e navegabilidade. Conhecer essas transformações e entender as novas tendências, portanto, é fundamental para desenvolver estratégias que garantam bons resultados nas ações de marketing digital.

Depositphotos.com/violetkaipa As práticas de SEO mobile são as mesmas aplicadas na otimização tradicional.

Já falamos aqui no blog sobre a importância do design responsivo e o crescimento do mobile commerce, duas novidades que acompanham o crescimento da conexão móvel. Agora, vamos tratar de outra tendência importante que tem ganhado atenção dos profissionais da área: o SEO para mobile.

A diferença entre mobile SEO e SEO tradicional não está nas técnicas, mas no comportamento do usuário. Essa nova modalidade, portanto, é muito mais voltada para a otimização da experiência do usuário do que para os próprios mecanismos de busca.

Um dos principais pontos relacionados à navegabilidade é a adaptação automática do site às diversas plataformas e tamanhos de telas, proporcionada pelo web design responsivo. No ano passado, o Google anunciou uma alteração em seu algoritmo de buscas móveis para privilegiar páginas otimizadas para acesso móvel.  A velocidade e possibilidade de visualização de vídeos e imagens também têm pesado no rankeamento das buscas móveis.

Outra particularidade da pesquisa em dispositivos móveis é a valorização dos resultados locais. O Google interpreta essas buscas como locais, portanto o posicionamento dos sites é diferente daquele apresentado em pesquisas nos desktops. Isso pode ser notado, principalmente, em buscas com palavras-chave de apelo regional como “clima”, nomes de estabelecimentos e marcas, etc.

Os resultados também podem apresentar links patrocinados no topo das buscas mais populares, uma vez que anúncios do Adwords aparecem nas primeiras 4 posições, o que ocupa toda a tela de um celular. Além disso, para atingir bons rankings, é preciso ter uma página otimizada para o Google Places, Yahoo Local e Bing Place.

Práticas recomendadas para Mobile SEO

Como já falamos, as técnicas do SEO para dispositivos móveis não diferem daquelas aplicadas no SEO tradicional. A preocupação, neste caso, está em conhecer os hábitos e preferências deste tipo de usuário e usar as particularidades destas buscas a seu favor.

A primeira dica se refere às palavras-chave.  Nesta modalidade, há uma preferência por palavras-chave menores, devido ao tamanho da tela e a dificuldade de se digitar nos teclados destes dispositivos. Segundo o Google, uma pesquisa feita em um dispositivo móvel tem em  média 15 caracteres.

A especificidade é outra característica da busca móvel. É importante, portanto, criar páginas específicas para estes visitantes, facilitando a localização de informações, evidenciando pontos essenciais e retirando informações genéricas.

Para manter os bons resultados no Mobile SEO é fundamental que analistas estejam sempre acompanhando as novas tendências e tecnologias e realizem, constantemente, testes para descobrir a melhor forma de incorporá-las nas estratégias.

 

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