Para obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca não basta construir um grande número de links. É preciso, em primeiro lugar, investir na produção de um conteúdo de qualidade que irá gerar links de forma natural.

Depositphotos.com/Deklofenak A utilização de vídeos ajuda a otimizar o conteúdo das páginas.

Dentro das estratégias de conteúdo, uma que tem se mostrado bastante eficiente, ainda que pouco utilizada pelas marcas, é a incorporação de vídeos nas páginas. Muitos gestores acabam priorizando textos, imagens e infográficos na tentativa de melhorar o rankeamento. No entanto, se utilizados de forma correta, os vídeos podem ser estratégias poderosas de SEO e contribuir de forma significativa para a melhoria dos resultados.

Por ser um tipo de conteúdo que exige mais investimento, é importante definir os objetivos da estratégia para garantir um bom retorno, seja no aumento da conversão, na geração de tráfego qualificado ou incremento do SEO off-page e link building.

Abaixo, apresentamos algumas vantagens e dicas para a utilização de conteúdo em vídeo na otimização de seu site.

1. Link building e compartilhamento nas redes sociais

Vídeos têm grande potencial de viralização, podendo gerar uma enorme quantidade de links para o seu site. Para isso é preciso que o conteúdo seja interessante. Essencialmente, eles devem oferecer algo para o usuário: fazê-los rir, ensinar, surpreender ou entreter. Um vídeo com essas características tem muito mais chances de ser compartilhado pelos usuários do que um texto ou imagem com os mesmos objetivos.

2. Vídeos em Landing Pages

Quando um visitante chega a sua página, você tem poucos segundos para agradá-lo e evitar que ele saia e procure outra alternativa. É por isso que as landing pages são importantes nas estratégias de SEO. Elas devem reunir um conteúdo relevante e completo para manter o usuário interessado. Por isso, textos costumam não ser suficientes. Incluir um vídeo, além de aumentar o tempo de visita, pode ajudar na conversão.

3. Vídeos de produtos

De acordo com a Invodo, 52% dos consumidores afirmam que assistir a um vídeo sobre produtos aumenta a confiança na hora de se decidir pela compra. Esta estratégia, já utilizada em diversos e-commerces, não exige grandes investimentos. Os vídeos são, geralmente, bastante simples e, essencialmente, consistem em uma breve apresentação do produto.

4. Rich Snippets

Rich Snippets é o conteúdo que aparece logo abaixo dos resultados de pesquisa e tem como objetivo mostrar ao usuário uma prévia do que ele verá na página. Essas informações podem ser estruturadas na SERP, para que apresente um resumo atrativo e otimizado. O Google também reconhece a marcação para conteúdo em vídeo e os utiliza para aprimorar os resultados da busca.

5. YouTube no topo dos resultados

O YouTube domina as pesquisas de vídeos do Google, representando 80% dos resultados. Os 20% restantes são, geralmente, de sites como Vimeo, Metacafé e DailyMotion.

6. Vídeos informativos

Vídeos informativos são os preferidos pelos robôs do Google, ocupando 80% dos resultados. Quando são puramente comerciais não costumam rankear muito bem. Portanto, para otimizar sua landing page foque em vídeos informativos exibidos, preferencialmente, no YouTube.

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

Internet Innovation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *