O termo long tail ou cauda longa, em português, é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais no mercado online por proporcionar resultados positivos na segmentação de conteúdo. Esse é um recurso econômico da internet representado por um gráfico de curva, por isso o nome cauda longa.

Depositphotos.com/stuartmiles A cauda longa engloba produtos variados de nichos específicos, que podem ser tão atrativos como os de massa.

Essa ferramenta é baseada na teoria de que, segundo Chris Anderson, escritor do livro “A Cauda Longa”, a cultura e economia atuais estão mudando do foco de um relativo pequeno número de hits (localizado no topo da curva), ou seja, mercadorias com alta saída no mercado, para um elevado número de nichos na cauda, uma vez que os serviços segmentados podem estar, economicamente, tão atrativos quanto os de massa, segundo ele.

Assim sendo, a long tail representa o nível de procura pelo produto na internet, o que é uma informação extremamente preciosa à empresa, uma vez que a mesma terá um feedback dos consumidores e estará preparada para agir caso o mercado não esteja respondendo positivamente.

Outra vantagem dessa ferramenta é que ela é capaz de prolongar a vida útil de um conteúdo, por isso é extremamente importante que quando ele for produzido se leve em conta a otimização para busca. Mas lembre-se que isso não quer dizer que devemos nos preocupar somente com as palavras chaves, pois é ponderoso considerar a utilização de links entre os conteúdos complementares ou sequenciais, não esqueça!

Utilizar essa ferramenta é muito importante ainda mais diante de um mercado online tão espesso. Ser um diferencial nesse mundo virtual é o que todas as empresas buscam e o segredo para alcançar esse patamar, segundo Edilson Morais, membro do comitê de Search do IAB Brasil, é justamente investir em cauda longa de duas formas diferentes, acompanhando sempre, é claro, o tráfego orgânico através do SEO.

A primeira, segundo ele, é comprar palavras-chaves altamente segmentadas e otimizar a campanha de links patrocinados. Já a segunda é criar conteúdos segmentados que possam atingir diversos públicos e tenham várias possibilidades de consumo. Em resumo, é tentar atingir a maior amplitude de mercado possível.

Então, como visto, a ferramenta cauda longa possui uma importância imensa na segmentação de conteúdo. Então se você deseja otimizar seu negócio e garantir inúmeros benefícios à sua empresa não perca tempo, faça nosso curso de SEO e seja um concorrente potencial no mercado!

Internet Innovation

One thought on “Entenda o que é cauda longa e como a segmentação do conteúdo pode melhorar seus resultados

  1. Pingback: Cauda Longa | Clara de Castro - Cibercultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *